Sem Glúten

27/09/2014 03:22 - Atualizado em 09/12/2016 04:13

Que tal uma pizza sem glúten para o jantar? Conheça a receita

Pizza sem glúten é opção para quem tem a doença celíaca ou restrição alimentar.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O glúten é uma proteína muito presente nos alimentos que compõem a dieta diária do brasileiro. Por ser encontrado em cereais como trigo, cevada e centeio, a substância serve como base para pães, massas, cervejas e uma série de outros produtos.

O problema é que o glúten em excesso pode gerar diversos malefícios ao corpo humano e, por isso, deve ser evitado. Conheça a seguir uma receita de pizza sem glúten.

pizza-sem-gluten

Receita de pizza sem glúten sabor portuguesa

Ingredientes da massa:

1 xícara de leite de soja

2 ovos

2 xícaras de arroz cozido sem sal

1 colher de sopa de fermento em pó

Amido de milho

Sal a gosto.

Ingredientes do recheio:

Molho de tomate a gosto

Presunto cozido em tiras a gosto

Cebola em rodelas a gosto

Azeitonas picadas

Ovos cozidos picados

Orégano.

Modo de Preparo da massa:

No liquidificador, misture os ovos e o leite, batendo até que formem uma mistura homogênea. Acrescente o arroz aos poucos e continue misturando. O arroz precisa estar bem incorporado ao creme. Acrescente o sal e o fermento.

Unte uma forma com o amido de milho, espalhe a massa de pizza sem glúten e leve ao forno. Deixe assar por cerca de 20 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

Modo de Preparo do recheio:

Quando a massa estiver pronta, espalhe sobre ela uma quantidade de molho de tomate para que cubra a base da pizza sem glúten.

Espalhe o presunto cozido em tiras e então as cebolas em rodelas. Cubra com os ovos picados e então as azeitonas. Finalize com o orégano.

Como o queijo possui glúten, o ideal é que você não coloque o ingrediente nessa pizza.

Outros recheios para a pizza sem glúten

Os ingredientes ideais para fazer um recheio de pizza sem glúten são os de origem vegetal e as carnes. Isso porque esses produtos são isentos da proteína e não representam riscos para celíacos.

Invista em recheios com milho, palmito, calabresa, iscas de carne ou frango, brócolis e busque aproveitar o sabor dos temperos. Cebola, alho, azeite de oliva, pimenta, coentro, cheiro verde e cominho são boas apostas.

Quando o glúten é nocivo

Além de representar algum risco para as pessoas que não possuem restrições alimentares, o glúten é nocivo para uma população que cresce cada vez mais no Brasil - os celíacos.

Essas pessoas são intolerantes à substância, sofrem diversas complicações ao ingerirem a substância e isso dificulta a convivência social e a alimentação. Receitas como a da pizza sem glúten podem ajudar nessa situação.

A retirada do glúten da alimentação ou a diminuição de sua ingestão pode ser benéfica para o emagrecimento. A proteína provoca uma espécie de barreira no intestino, que dificulta a absorção de muitos nutrientes e o funcionamento do órgão. A isenção do glúten na dieta pode ajudar na aceleração do metabolismo e na perda de peso.

Que tal aprender essa receita? Depois de fazer, não esqueça de deixar um comentário e também curta nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
pizza
sem glúten
alimentação saudável
doença celíaca

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ