Sem Glúten

21/08/2014 07:02 - Atualizado em 02/12/2016 09:37

Que tal experimentar um cupcake sem glúten? Conheça a receita

Aprenda a fazer um cupcake sem glúten. É uma opção mais saudável e sem perder o sabor.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Para algumas pessoas, retirar o glúten da dieta pode ser uma opção para auxiliar na perda de peso ou até na prevenção de doenças. Mas para outras é algo obrigatório, pois o organismo tem intolerância a essa substância. É o caso, por exemplo, de portadores da doença celíaca.

Essa pode não ser uma tarefa fácil, pois o glúten está presente em muitos alimentos, como, por exemplo, na farinha de trigo, que faz parte da composição de diversos outros. É também um desafio para o paladar, já que provar pães, bolos e até um cupcake sem glúten exige conhecer receitas alternativas.

cupcake-sem-gluten


Receita de cupcake sem glúten

O cupcake sem glúten é uma sobremesa mais saudável e que você mesmo pode preparar em casa. Confira a receita:

Como fazer a massa:

Ingredientes:

- 250g de açúcar demerara

- 230g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

- 5 ovos grandes

- 100g de cacau em pó

- 210g de farinha de amêndoa

- 1 pitadinha de sal

- 1 colher de chá de fermento em pó químico.

Modo de Preparo:

Passo 1: Antes de começar a preparar o cupcake sem glúten, você deve pré-aquecer o forno por cerca de 20 minutos, em temperatura média de 180ºC.

Passo 2: Coloque a manteiga e o açúcar na batedeira e bata por 5 minutos, ou até conseguir uma textura aveludada. Depois acrescente as gemas dos ovos e misture.

Passo 3: Agora, em outro recipiente, misture um pouco de água quente ao cacau em pó até formar uma pasta e, então, coloque junto com a mistura da batedeira.

Passo 4: Depois, vá adicionando a farinha de amêndoa aos poucos com a batedeira ligada, até tudo estar bem misturado.

Passo 5: Agora, bata as claras em neve com um pouco de sal até ficar bem firme.

Passo 6: Em seguida, junte as claras em neve com a massa delicadamente. Por último, adicione o fermento e coloque nas forminhas de cupcake.

Passo 7: Leve ao forno e e asse por aproximadamente 20 minutos.

Como fazer o brigadeiro:

Ingredientes:

- 1 lata de leite condensado

- ½ lata de creme de leite

- 50g de cacau em pó

- 1 colher de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente

Modo de Preparo:

Passo 1: Você pode preparar o brigadeiro para cobrir o cupcake sem glúten enquanto os bolinhos estão no forno. Comece juntando o leite condensado, o cacau em pó e a manteiga em uma panela e leve ao fogo baixo. Mexa sem parar até ficar no ponto e então desligue.

Passo 2: Acrescente o creme de leite e deixe esfriar. Assim que você retirar os bolinhos do forno e deixar que eles esfriem um pouco, já pode decorar.

Saiba mais sobre o glúten

O glúten é uma proteína vegetal e, além de estar presente na farinha de trigo, também está no centeio, na cevada, no malte e na aveia.

Tentar retirar essa substância do cardápio deve ser uma opção a ser considerada para evitar uma série de problemas e ainda ajudar na perda de peso. Como você pode ver nesta receita de cupcake sem glúten, é possível substituir a proteína por outras opções e conseguir manter o sabor do alimento.

TAGS
sem glúten
receita
receitas saudáveis

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ