Sem Glúten

07/05/2015 10:21 - Atualizado em 30/11/2016 04:19

Prepare um cheesecake de morango sem glúten

Aprenda uma receita fácil e prepare uma sobremesa mais saudável e leve para toda a família.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O cheesecake de morango é uma ótima opção de sobremesa e agrada a família toda, desde as crianças até os avós. Porém, a receita tradicional contém glúten e isso pode impedir que algumas pessoas aproveitem esse prato delicioso.

Mas existe uma solução! Para quem tem intolerância ao glúten, ou adota uma dieta mais saudável sem a proteína, é possível fazer um cheesecake de morango sem glúten. O resultado é uma sobremesa saborosa, mais leve e saudável, que todos podem aproveitar.

Receita de cheesecake de morango sem glúten

Veja o passo a passo para fazer a deliciosa receita de cheesecake de morango sem glúten, substituindo alguns ingredientes e preservando o sabor.

cheesecake de morango

Ingredientes da Massa:

- 1 xícara de farinha de arroz

- ½ xícara de maisena

- 3 gemas

- 2 colheres de margarina

- ½ xícara de açúcar

- 3 colheres de água.

Ingredientes do Recheio:

- 500g de ricota amassada

- 1 caixa de leite condensado

- 1 caixa de creme de leite

- Suco de ½ limão

- Raspas de 1 limão

- 1 colher de gelatina sem sabor dissolvida em ½ xícara de água

- 3 claras em neve.

Ingredientes da Cobertura:

- Geleia de morango a gosto.

Modo de Preparo da Massa:

Para preparar a massa do cheesecake de morango, misture todos os ingredientes e deixe descansar por 15 minutos. Depois, estenda a massa na forma e asse até ficar dourado, cerca de dez minutos.

Modo de Preparo do Recheio:

Enquanto isso, você pode ir preparando o recheio. Misture a ricota com o leite condensado, o creme de leite, o suco e as raspas de limão, a gelatina diluída e as claras em neve. Após misturar bem, coloque dentro da forma, recheando a massa assada e fria.

Modo de Preparo da Cobertura:

Para a cobertura, você pode utilizar uma geleia pronta ou prepará-la em casa. Para isso, utilize uma caixinha de morango batida levemente no liquidificador com ½ xícara de açúcar. Cozinhe até engrossar e ficar em ponto de calda.

Coloque a cobertura sobre o cheesecake e leve para gelar. Faça em forma desmontável com fundo removível para desenformar depois de gelado.

Indicações do cheesecake de morango sem glúten

O glúten é uma proteína vegetal que faz parte da composição do trigo, do centeio, da cevada, do malte e da aveia. Nas pessoas celíacas ou que possuem intolerância a essa proteína, ela provoca inflamações que podem gerar inchaço, dores articulares e indisposição, além de impedir a absorção de nutrientes pelo intestino.

Por isso, retirar a substância do cardápio evita esses problemas e ainda proporciona uma dieta mais saudável. Muitas pessoas que não possuem sensibilidade à proteína optam por uma dieta sem glúten, pois é mais nutritiva e ajuda no emagrecimento.

Existem alimentos como pães, bolos e biscoitos em versões sem glúten, que são produzidos com ingredientes alternativos.

Além disso, é possível também preparar receitas substituindo ingredientes, como é o caso do cheesecake de morango. Apesar de esse prato conter açúcar e leite condensado, o que aumenta o valor calórico da receita, ele é mais leve e saudável que o tradicional, além de ser liberado para celíacos e intolerantes.

Gostou das receita? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades para sua alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
frutas
torta
sobremesa
receita sem glúten

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ