Sem Glúten

29/09/2015 04:26 - Atualizado em 04/12/2016 08:27

Prepare pizza de pão de queijo para uma dieta sem glúten

À base de queijo e polvilho doce, o prato é liberado para pessoas com doença celíaca.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Uma das principais restrições dos celíacos são os alimentos produzidos a partir da farinha de trigo, o que significa não poder consumir pizzas, pães, bolos, macarrão e até mesmo cerveja. Porém, a pizza de pão de queijo é livre do componente e está liberada na dieta.

A doença celíaca não tem cura, mas pode ser controlada por meio de uma dieta adaptada, prescrita por um nutricionista. Aveia, trigo, cevada e centeio são trocados por outras opções, como a farinha de arroz e o polvilho doce. Veja abaixo como preparar duas opções de pizza sem glúten.

pizza de pao de queijo sem gluten

Receita: Pizza de pão de queijo

Ingredientes:

- 1 caixa de creme de leite

- 1 e ½ xícara de chá de queijo parmesão ralado

- 1 e ⅓ xícara de chá de queijo muçarela ralado + o suficiente para salpicar por cima

- 2 xícaras de chá rasas de polvilho doce

- Sal a gosto

- Molho de tomate a gosto

- Orégano a gosto.

Modo de Preparo

Despeje em uma tigela o creme de leite, os queijos, o polvilho doce e o sal. Amasse até a mistura ficar homogênea.

Divida a massa em duas porções. Pegue uma delas e coloque entre dois sacos plásticos, um em cima e um embaixo. Pressione a massa com a parte de baixo de uma frigideira até formar um disco, que será a base da pizza de pão de queijo.

Retire a frigideira e alise a massa com um rolo. Repita o procedimento com a outra porção. Coloque um dos discos em uma frigideira untada com azeite, em fogo baixo, e deixe por até dois minutos. Vire e aqueça por mais dois minutos.

Passe um pouco de molho de tomate na massa, salpique muçarela e orégano, tampe a frigideira e deixe no fogo até derreter o queijo. Retire e sirva em seguida.

Saiba Mais
Pão de queijo sem lactose cai bem no café da tarde
Saiba como preparar nhoque sem glúten
Pizza de tapioca é opção para inovar no cardápio

Sugestão: Pizza sem glúten

Ingredientes:

- 180ml de água morna

- 10g de fermento biológico seco

- ½ xícara de chá de fécula de batata

- 1 xícara de chá de amido de milho

- 4 colheres de sopa de azeite

- Sal a gosto

- 1 xícara de molho de tomate

- 1 sachê de queijo vegano em pó

- ½ tomate picado

- ½ cebola picada

- Manjericão a gosto.

Modo de Preparo:

Misture o amido de milho e a fécula de batata com o fermento biológico em uma vasilha. Em seguida, adicione o azeite e o sal. Despeje a água morna aos poucos. Mexa e sove a massa até ela ficar homogênea e desgrudar. Caso ainda esteja pegajosa, acrescente mais amido de milho.

Use um rolo de madeira para esticar a massa em formato de disco. Unte uma assadeira, distribua a massa e reserve. Prepare o queijo vegano em pó de acordo com as instruções da embalagem e também reserve.

Distribua o molho de tomate, as fatias do tomate picado a cebola por cima da massa. Cubra com o queijo vegano pronto e decore com manjericão. Leve ao forno médio preaquecido. Asse por 25 minutos ou até a massa ficar dourada.

Qual das receitas parece mais interessante: a pizza de pão de queijo ou a segunda opção sem glúten? Deixe sua opinião nos comentários! E aproveite para conferir outras dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
pizza sem glúten
doença celíaca
receitas saudáveis
dieta

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ