Sem Glúten

22/10/2015 04:27 - Atualizado em 08/12/2016 09:10

Prepare bolo de baunilha sem glúten e sem lactose

Você pode incrementar a receita com passas, nozes e caldas diversas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O bolo de baunilha é mais uma opção de receita sem glúten para incluir no seu cardápio saudável. Ao substituir a farinha de trigo pela de arroz, você conquista uma sobremesa fofinha e saborosa feito a versão original. Duvida? Então veja como preparar.

Bolo de baunilha com nozes

Você pode incrementar o bolo de baunilha de diversas maneiras. A sugestão para deixá-lo crocante e requintado é usar nozes, mas você também pode utilizar frutas secas ou outras oleaginosas. É indicado, ainda, preparar caldas de sabores diferentes para variar o resultado da sua receita.

Ingredientes:

- 3 ovos

- 150g de açúcar

- 200ml de leite de coco

- 100ml de óleo

- 250ml de farinha de arroz

- 200g de polvilho doce

- 1 colher de sopa de fermento químico em pó

- 1 colher de chá de essência de baunilha

- Nozes em pedaços.

Modo de Preparo:

Bata as claras em neve e reserve. Na batedeira, misture as gemas, o açúcar, o leite de coco e o óleo. Bata e, depois, acrescente a farinha e o polvilho. Bata de novo até que todos os ingredientes estejam homogêneos.

Desligue o aparelho e adicione a essência de baunilha. Junte o fermento com cuidado. Por último, incorpore as claras em neve delicadamente e as nozes.

Unte uma forma redonda com óleo e farinha de arroz. Despeje a massa e leve ao forno preaquecido em 180 graus. Asse por aproximadamente 25 minutos. Quando o bolo de baunilha estiver dourado, retire e espere esfriar. Desenforme com cuidado.

fatia de bolo de baunilha

Por que fazer receitas sem glúten

A intolerância ao glúten dificulta a vida de quem está acostumado a comer sem restrições. Alimentos como pães, massas, tortas, biscoitos, panquecas, embutidos e até mesmo molhos para saladas devem ser eliminados da dieta e substituídos por outros ingredientes.

As farinhas sem glúten, por exemplo, são facilmente encontradas em lojas especializadas em produtos naturais. Elas substituem perfeitamente a farinha de trigo em diversas receitas.

Saiba Mais
Waffle sem glúten é lanche saudável no inverno
Quer receitas sem glúten? Use farinha de tapioca
Aprenda a fazer bolo de cenoura sem glúten

Segundo a Associação dos Celíacos do Brasil (Acelbra), o único tratamento efetivo para a doença celíaca é excluir do cardápio todos os alimentos que contenham glúten. Mesmo em mínimas porções, a substância pode ser danosa ao intolerante.

Alguns dos ingredientes permitidos são goma de tapioca, feijão, laticínios, batata, arroz, frutas, carnes e cereais produzidos sem trigo, cevada ou malte.

Se você se sente indisposto ao consumir alimentos com glúten, consulte-se com um médico. O acompanhamento nutricional também é importante para garantir uma dieta balanceada. Substituir ingredientes por conta própria pode levar à carência de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Gostou das dicas de alimentação? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras receitas especiais aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
bolo sem glúten
bolo sem lactose
sobremesa
doença celíaca

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ