Sem Glúten

06/07/2015 04:16 - Atualizado em 06/12/2016 10:17

Pão de tapioca: Prepare essa delícia sem glúten

Opção sem glúten e de fácil preparo, o pão de tapioca pode substituir o francês no café da manhã.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Se você é celíaco ou quer perder peso e está em busca de um substituto para o pão francês, o pão de tapioca pode ser a solução para a sua alimentação livre de glúten. A panqueca típica da Região Norte do Brasil oferece quase a metade das 135 calorias do pãozinho mais famoso.

Rica em ferro, vitamina C e magnésio, a farinha de tapioca é feita a partir da fécula extraída da mandioca. Por ser livre de glúten, ela não possui a proteína do trigo que pode deixar o organismo inflamado e propenso a acumular gorduras.

pao de tapioca

Receita do pão de tapioca

Que tal fugir do pão de trigo e preparar um pão de tapioca? A receita é simples de fazer e, caso você não seja intolerante à lactose, pode usar leite comum e queijo parmesão. Veja a seguir como preparar essa delícia.

Ingredientes:

- 3 xícaras de chá de leite

- 1/4 de xícara de chá de azeite de oliva ou de óleo de coco

- 1 e ½ xícara de chá de farinha de tapioca granulada

- 2 ovos

- Sal a gosto

- ½ xícara de queijo ralado ou muçarela ralada

- 1 e ½ de chá de polvilho doce.

Modo de Preparo:

Ferva o leite e o óleo na mesma panela. Em seguida, ponha a farinha de tapioca em uma vasilha e despeje nela o óleo ainda quente. Misture com uma colher de pau, espere hidratar e esfriar. Bata os ovos e adicione junto à farinha de tapioca hidratada.

A seguir, acrescente o queijo, o sal e, por último, o polvilho doce. Unte suas mãos com azeite de oliva ou o óleo de coco e amasse a massa até ficar homogênea. Coloque a massa em uma forma de pão untada com óleo e polvilho doce e leve ao forno pré-aquecido a 180°C. Deixa assar por 45 minutos ou até começar a dourar.

Acompanhamentos para o pão de tapioca

Agora que você aprendeu a fazer o pão de tapioca, que tal deixar a receita ainda mais deliciosa com opções de geleias saudáveis? Confira a seguir como preparar.

Geleia de morango

Ingredientes:

- 300g de morangos frescos

- 1/2 limão pequeno espremido

- 1 colher de sobremesa de adoçante.

Modo de Preparo:

Lave os morangos e os coloque em uma panela. Cubra as frutas com o suco de limão, adicione o adoçante e espere até que os morangos comecem a soltar água. Cerca de sete minutos depois, você pode começar a mexer para que a fruta se dissolva e ganhe consistência de geleia.

geleia de morango

Geleia de frutas

Ingredientes:

- 300 gramas das suas frutas preferidas (pode ser framboesa, ameixa, abacaxi, maracujá)

- 400 ml de água

- Suco de 1 limão

- Adoçante ou mel.

Modo de Preparo:

Escolha as frutas e deixe de molho na água em temperatura ambiente por até 15 minutos. Em seguida, leve o líquido em fogo médio e após 5 minutos, ou quando começar a ferver, adicione o limão e adoce com o mel ou adoçante.

Não pare de mexer até que as frutas se desmanchem e sobrem apenas alguns pedaços da polpa. Nessa receita, demora em média 15 minutos até alcançar a consistência de geleia.

Que tal experimentar essa receita de pão de tapioca e seus acompanhamentos? Deixe um comentário! E se mantenha por dentro das dicas de alimentação e novidades no Vivo Mais Saudável.

TAGS
sem glúten
alimentação saudável
celíacos
receitas

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ