Sem Glúten

07/03/2016 05:00 - Atualizado em 10/12/2016 07:55

Pão de mandioquinha rende um lanche livre de glúten

A mandioquinha é fonte de fibras, vitaminas e minerais indispensáveis para a saúde.

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Redação

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Você já ouviu falar no pão de mandioquinha? Fonte de carboidratos e sem glúten, essa delícia é uma opção que combina com tudo. Vai bem com presunto, muçarela de búfala, peito de peru, ricota cremosa, queijo cottage, geleia diet... É para aliviar aquele desejo por um pão quentinho sem fugir da dieta.

Além disso, a mandioquinha é fonte de nutrientes importantes para a saúde. Confira a receita e descubra outros benefícios.

alguém prepara pão de mandioquinha

Pão de mandioquinha sem glúten

Ingredientes:

- 500g de mandioquinha

- 4 colheres de sopa de azeite de oliva

- 2 colheres de sopa de vinagre de maçã

- 500g de polvilho doce

- 250g de polvilho azedo

- ⅓ de xícara de água

- Sal a gosto

- Salsinha a gosto.

Modo de Preparo:

Higienize a mandioquinha e descasque. Cozinhe em uma panela com água. Crave um garfo para verificar o ponto certo: ela deve estar molinha. Escorra a água e aguarde esfriar.

Leve à geladeira por 15 minutos. Após esse tempo, esmague a mandioquinha até formar um purê cremoso. Acrescente o vinagre e o azeite. Misture bem.

Junte os polvilhos doce e azedo ao purê. Mexa com as mãos até que formem a massa do pão de mandioquinha. Sove para a mistura ficar homogênea. Adicione o sal e a salsinha. Mexa mais um pouco.

Umedeça as mãos com azeite e faça pequenas bolinhas. Espalhe-as em uma forma untada e polvilhada. Leve para o forno preaquecido a 280 grausDeixe assar por aproximadamente 30 minutos. Retire assim que os pães estiverem dourados. Aguarde esfriar e aproveite.

Benefícios da mandioquinha

Além do pão de mandioquinha, você pode preparar purês, sopas e cremes nutritivos para saciar a fome. Conhecido também como batata-baroa, aipim branco e cenoura-amarela, esse vegetal ainda é uma ótima opção para quem pratica atividades físicas. Fonte de carboidratos, garante aquela energia necessária para realizar os exercícios com todo o gás.

A seguir, confira outros cinco benefícios dessa raiz para o organismo.

1. Tem poucas calorias: são aproximadamente 75 a cada 100 gramas.

2. É fonte de fibras: ajuda a aliviar o intestino preso e a controlar os níveis de colesterol no sangue

3. Contém antioxidantes: protegem o corpo de cânceres e inflamações

4. É rica em vitaminas e minerais: vitaminas B, K e E, além de ferro, cálcio e cobre, são alguns dos nutrientes

5. Ajuda a controlar a pressão alta: o potássio colabora para manter os níveis de pressão regulados.

Que tal experimentar a receita? Depois nos conte como ficou! E aproveite para conferir outras dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

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café da manhã
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pão sem glúten
batata-baroa

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