Sem Glúten

03/10/2014 12:34 - Atualizado em 03/12/2016 05:54

Pão de ló sem glúten é saboroso e saudável

O pão de ló sem glúten pode ser recheado com creme de leite condensado.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Para os intolerantes à glúten, toda e qualquer festinha pode ser um grande problema. A doença, que pede a substituição de todos os alimentos que contém a substância, está se tornando muito recorrente. Para preparar deliciosos bolos, separamos uma receita de pão de ló sem glúten, especial para aqueles momentos em que você quer aproveitar um bolinho saboroso.

pao-de-lo-sem-glúten

Entenda a intolerância à glúten

Os intolerantes não conseguem absorver de forma correta os nutrientes da substância pelo intestino. A forma de diagnosticar a doença é fazer exames que caracterizam a absorção do glúten pelo organismo. Caso seja confirmado o caso, ingredientes como a farinha de trigo, utilizada no pão de ló normal, devem ser substituídos por farinhas de arroz, ingrediente do pão de ló sem glúten.

Se você está desconfiado, ou já sabe que é intolerante, tenha sempre consigo uma lista de alimentos que contêm glúten. São pães, massas, tortas, farinha para preparo de bolo, massas, biscoitos, pizzas, panquecas, nhoque, lasanha, salame, salsicha, alimentos empanados, waffles, cereais matinais, sopas prontas, cerveja, doces, molhos de soja, teriaki e alguns para saladas.

Recheios para o pão de ló sem glúten

Para rechear o seu pão de ló sem glúten, a dica é um creme de leite condensado. Para prepará-lo, bata uma lata de leite condensado, uma lata de creme de leite e uma colher de sopa de emulsificante. Espalhe o creme na metade do bolo e em cima. Se quiser, pode decorar com frutas como morango, mirtilo, ameixa, cerejas.

Outra indicação de recheio é um creme de goiabada. Para preparar, corte as goiabas e bata no liquidificador com um pouco de água. Passe em uma peneira para retirar tudo o que possa ficar mais grosso. Coloque em uma panela e adicione o açúcar. Mexa durante 25 minutos com o fogo baixo. Quando estiver grosso, está pronto. Recheie o pão de ló sem glúten da mesma forma que o outro.

Pão de ló sem glúten

Ingredientes do pão de ló:
Para cada ovo, 1 colher (sopa) de açúcar
Para cada ovo, 1 colher (sopa) bem cheia de amido de milho ou de fécula de batata

Ingredientes da farinha:
3 xícaras de farinha de arroz
1 xícara de fécula de batata
½ xícara de polvilho doce
Modo de Preparo do pão de ló:
Separe as claras. Bata até que fique em ponto neve. Adicione o açúcar e bata até que fique durinho. Continue batendo e acrescente a gema do ovo. Coloque a farinha preparada peneirada e após desligar a batedeira. Misture devagar para não fazer sujeira. Não precisa adicionar fermento a receita. Unte uma forma e coloque a massa do pão de ló sem glúten. Deixe no forno por 30 minutos. Desenforme somente quando estiver frio.

Modo de Preparo da farinha:
Junte todas as farinhas em um recipiente. Misture bem. Essa farinha pode ser utilizada no preparo de bolos, pães e tortas.

Gostou das nossas dicas? Então deixe um comentário e acompanhe nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
intolerância alimentar
sabores
recheio

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ