Sem Glúten

23/02/2015 09:30 - Atualizado em 08/12/2016 12:47

Pão de forma não precisa ter glúten: Confira uma receita saudável

Além de ser mais leve e fazer bem para a saúde, o pão de forma sem glúten tem poucas calorias.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O pão de forma é um dos alimentos mais consumidos, seja no café da manhã ou entre refeições. Porém, as versões convencionais possuem glúten, fazendo mal para quem tem doença celíaca.

Existem maneiras de preparar pão de forma sem a substância. Saiba como fazer uma lanche mais saudável e indicado até mesmo para quem não tem intolerância à proteína.

pao de forma

Benefícios do pão de forma sem glúten

O glúten é uma proteína vegetal encontrada em cereais como trigo, aveia, centeio e cevada, bem como todos os produtos que utilizem esses ingredientes no preparo. Intolerantes não podem consumir glúten, pois o seu intestino não consegue absorver a proteína, o que pode causar sintomas como dor e inchaço abdominal, diarreia e vômito.

Atualmente, muitas pessoas que não são intolerantes também estão aderindo a uma dieta sem glúten. Com isso, é possível ter uma alimentação mais saudável e até perder peso, pois a quantidade de calorias ingeridas diminui bastante quando se excluem os alimentos com glúten na composição.

Hoje é mais fácil encontrar no mercado opções de alimentos sem a proteína. Uma delas é o pão de forma, que é muito consumido e também pode ser mais saudável.

Receita de pão de forma sem glúten

Confira a seguir como preparar um pão de forma livre de glúten, mais leve e sem perder o sabor. A receita rende um pão de 16 fatias médias, com cerca de 86kcal cada uma.

Ingredientes:

- 3 ovos

- 1 xícara de chá de leite vegetal (arroz ou amêndoa)

- 5 colheres de sopa de azeite extravirgem

- 2 xícaras de chá de farinha de arroz

- 1/2 xícara de chá de fécula de batata

- 1/2 xícara de chá de polvilho doce

- 2 colheres de sopa de farinha de linhaça

- 2 colheres de sopa de farinha de maracujá (ou de farinha de batata yacon)

- 1 colher de sopa de açúcar mascavo

- 1 colher de chá de sal marinho

- 1 colher de sopa de fermento biológico para pão

- Óleo e farinha de arroz (para untar).

Modo de Preparo:

Para começar, bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto o fermento, até obter uma massa homogênea. Coloque-a em uma tigela funda e acrescente o fermento diluído em um pouco de água morna, mexendo bem com uma colher de pau.

Coloque a mistura em uma forma de bolo inglês untada. Polvilhe com semente de linhaça ou de girassol e deixe crescer por 30 minutos. Asse no forno pré-aquecido a 180°C por 25 minutos. Espere esfriar um pouco, desenforme e está pronto o pão de forma sem glúten.

Gostou da receita? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
receita caseira
pão
linhaça
lanche

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ