Sem Glúten

11/06/2015 02:15 - Atualizado em 07/12/2016 09:48

Pamonha de forno é opção saudável para festividades juninas

A pamonha de forno é fácil de fazer e não contém glúten ou lactose.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O mês de junho traz delícias gastronômicas. É nas festas típicas da época que sabores clássicos da culinária brasileira se encontram, criando um banquete de dar inveja. A pamonha, aquela receitinha tradicional, é servida normalmente na palha de milho. Para facilitar o processo e criar uma deliciosa versão saudável, você pode preparar a pamonha de forno.

A opção, feita em vasilha de vidro, é livre de glúten e lactose. Além disso, traz os benefícios do milho, como o melhor funcionamento do organismo, devido à presença de fibras. Veja como fazer.

Receita de pamonha de forno

Essa é a versão clássica, sem recheios. Se você quiser, separe aqueles ingredientes doces sem glúten que você tanto adora. É sempre bom inovar e buscar soluções criativas para receitas tradicionais.

pamonha de forno

Ingredientes:

- 100g de fécula de batata

- 1 colher de sopa de fermento em pó

- 3 ovos

- 1 colher de café de água

- 2 latas de milho verde escorridas

- 1 xícara e ½ de açúcar

- 400ml de leite sem lactose

- 3 colheres de sopa de manteiga sem lactose

- Açúcar de confeiteiro com canela para polvilhar.

Modo de Preparo:

Dentro de uma vasilha, coloque a fécula peneirada e o fermento. Reserve.

No liquidificador, adicione os ovos, a água, o milho, o açúcar, o leite e a manteiga. Bata por aproximadamente três minutos. Junte o líquido na vasilha dos ingredientes secos. Misture com cuidado, para que não saia para os lados.

Leve a massa da pamonha para uma forma untada com manteiga e polvilhada com açúcar. Leve ao forno em temperatura média por mais ou menos uma hora. Ao retirar, espere esfriar. Corte a pamonha de forno em quadradinhos e polvilhe uma boa quantidade de açúcar de confeiteiro.

Para incluir recheios, divida a massa da pamonha. Coloque metade da massa na forma untada. Em seguida, espalhe os ingredientes que preferir. Por cima, jogue o resto da mistura. Leve para o forno e aproveite! Essa dica vale para as receitas salgadas e doces.

Aliás, para preparar a pamonha de forno salgada, basta substituir o açúcar pela quantidade de sal que você preferir.

Como decorar a pamonha de forno?

A pamonha de forno pode ser servida em uma vasilha grande de vidro ou em pequenos potes. A versão em potinhos é prática e pode ser consumida facilmente durante as festividades.

A decoração pode ser variada. Se a sua pamonha de forno for salgada, espalhe milhos e verduras cozidas picadas em pequenos cubinhos. A salsinha e cebolinha também combinam. Para decorar a pamonha doce, separe lascas de chocolate amargo, coco ralado, frutas e até mesmo açúcar de confeiteiro. O que vale é ter criatividade!

Tem outra dica de prato indispensável para o São João? Conte para nós! E aproveite para conferir as novidades de alimentação do Vivo Mais Saudável.

TAGS
festa junina
milho
sem lactose
doce ou salgado

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ