Sem Glúten

05/04/2015 02:32 - Atualizado em 30/11/2016 09:33

Mini-pizza sem glúten serve como aperitivo e lanche da tarde

Receitas de mini-pizza sem glúten são ideais para celíacos e pessoas em dieta.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você está organizando uma festinha de aniversário e lembrou do amigo celíaco da sua filha? De última hora, não sabe o que preparar para não fazer feio? Que tal uma mini-pizza sem glúten? É bastante prática de fazer e os ingredientes são bem simples.

Em uma comemoração, é comum ter pasteis, rissoles, enroladinhos, cachorro-quente e diversos outros quitutes. Porém, o cardápio de quem tem intolerância a glúten não pode incluir nenhum desses alimentos, em função da farinha de trigo.

Por isso, é sempre bom ter um plano B. Além disso, não são apenas os celíacos que podem comer a mini-pizza, pois ela é bastante saudável. Confira.

mini-pizza

Mini-pizza com massa de mandioca

Para preparar a massa da mini-pizza sem glúten, você pode utilizar ingredientes encontrados em qualquer cozinha.

Ingredientes da massa:

- 500g de mandioca crua sem casca

- 2 xícaras de amido de milho

- 1 ovo

- 2 colheres de sopa de margarina

- 2 tabletes de fermento biológico fresco

- 2 colheres de sopa de açúcar

- 1 colher de chá de sal

- Fubá para polvilhar.

Ingredientes da cobertura de atum:

- 1 xícara de molho de tomate

- 1 xícara de salsinha picada

- 1 bandeja de tomate cereja

- 200g queijo mussarela

- 2 latas de atum em pedaços.

Modo de Preparo:

Cozinhe a mandioca cortada em pedaços até que fique macia o suficiente para fazer um purê. Deixe amornar em uma bandeja. Depois, misture o purê de mandioca com o amido e o açúcar.

Faça um buraco no meio da massa e coloque o fermento, a margarina e o ovo. Misture tudo até que a massa fique homogênea. Cubra e espere 40 minutos. Polvilhe o fubá em uma superfície lisa e coloque a massa. Abra com ajuda de um rolo. Faça pequenos discos com um copo. Pré-asse por dez minutos a 180ºC.

Retire as massas do forno e adicione o molho de tomate, o queijo ralado, o atum, a salsinha e os tomates cereja. Leve novamente ao no forno até que os ingredientes da cobertura fiquem dourados e o queijo derreta. A receita rende seis porções de aproximadamente 490kcal cada.

Mini-pizza de cream cheese

Outra opção de mini-pizza igualmente saudável e sem nada de glúten é feita com base de cream cheese. Confira como prepará-la:

Ingredientes:

- 2 colheres de sopa de cream cheese light

- 2 colheres de sopa de amido de milho

- 4 colheres de sopa de leite em pó desnatado

- 1 ovo

- ½ colher de sopa de fermento em pó.

Modo de Preparo:

Bata o ovo com um garfo ou batedor próprio. Depois, misture todos os outros ingredientes. A massa terá uma consistência mole, nada a ver com a massa de uma mini-pizza convencional.

Corte em pequenas rodelas com um copo ou cortador especifico. Espalhe as massas em uma forma, levando ao forno por dez minutos a 180ºC.

O recheio fica à sua preferência. Para ficar menos calórica e mais saudável, você pode fazer uma base com molho de tomate e queijo mussarela. Depois, coloque salmão defumado e orégano, levando ao forno por mais alguns minutos, até que a massa fique dourada e o queijo derreta.

Gostou das receitas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para conferir dicas de alimentação e ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
pizza sem glúten
receita para celíacos
salgado sem glúten
aperitivo

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ