Sem Glúten

28/04/2015 02:24 - Atualizado em 03/12/2016 02:22

Massas sem glúten ficam tão saborosas quanto as tradicionais

O talharim e a lasanha sem glúten combinam com diferentes tipos de molho.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Com farinha de trigo, as massas encontradas em mercados não são liberadas para os celíacos, pessoas com intolerância ao glúten. Por isso, as massas sem glúten surgem como opção caseira. Os pratos são fáceis de fazer e combinam com molhos variados. Confira como preparar duas opções deliciosas.

Massas sem glúten para lasanha

Ingredientes:

- 5 ovos

- 500g de farinha preparada com 1 xícara de fécula de batata, ½ xícara de polvilho doce e 3 xícaras de farinha de arroz

- 5 colheres de sopa de azeite de oliva

- Sal a gosto

- Água.

massas sem gluten

Modo de Preparo:

Coloque a farinha em uma vasilha grande. Abra um buraco no meio e jogue o óleo, os ovos e o sal. Misture com uma colher grande, adicionando água aos poucos. Em seguida, comece a sovar até que a massa fique homogênea e dura.

Abra a massa em uma mesa enfarinhada. Para deixá-la fininha, use um rolo, também enfarinhado. Assim que ela estiver esticada, corte em retângulos de até 15cm de comprimento. Ao preparar a lasanha, cozinhe as massas sem glúten em água quente. Monte a lasanha com o recheio que preferir.

Talharim sem glúten

A massa sem glúten combina com tudo. Pode ser regada com molhos variados, como bolonhesa, madeira, molho branco e outros. Vale a pena colocar os seus dotes à prova e criar saborosas opções de pratos.

Ingredientes:

- 300g de farinha de arroz

- 1 colher de sopa de goma xantana

- 1 colher de chá de sal

- 5 ovos

- 1 colher e ½ de sopa de azeite.

Modo de Preparo:

Coloque farinha, sal e goma xantana em uma vasilha. Misture bem esses ingredientes. Acrescente lentamente o azeite e os ovos, mexendo constantemente.

Quando a massa virar uma bola, retire da vasilha e coloque-a em uma mesa enfarinhada. Sove com as mãos até que a massa fique dura. Separe em quatro bolas e leve para a geladeira por mais ou menos 20 minutos.

Sobre a mesa enfarinhada, coloque uma das bolas de massa. Com a ajuda de um rolo enfarinhado, comece a abri-la. Abra uma vez e feche novamente, formando uma bola. Esse processo deve ser repetido por até cinco vezes.

Repita pela última vez, abrindo a massa na largura que você desejar. Com a ajuda de uma faca, faça riscos. Para guardar a massa, espalhe uma pequena quantidade de farinha - isso garante que o talharim não grude.

Para preparar o talharim, esquente um litro de água em uma panela com um pouco de sal e azeite. Quando a água estiver fervendo, coloque a quantidade de massa que você desejar. Deixe cozinhar por aproximadamente oito minutos. Para ter certeza que está pronto, prove a massa sem glúten.

Gostou das dicas de alimentação? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
celíacos
talharim
lasanha
receitas sem glúten

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ