Sem Glúten

03/04/2015 08:30 - Atualizado em 06/12/2016 06:47

Mantenha a saúde com um bolo de maçã sem glúten

O bolo de maçã leva aveia integral sem glúten e pode ser opção de lanche da tarde.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Que tal um bolo quentinho para esta tarde de feriado? E o bem é que muitas receitas que levam farinha de trigo podem ser adaptadas para a dieta ou para os celíacos, as pessoas com intolerância ao glúten. Veja como preparar duas opções de bolo de maçã sem glúten que ficam apenas 30 minutos no forno.

Bolo de maçã integral

Ingredientes:

- 2 maçãs sem casca

- 1 ovo inteiro

- 1 clara

- 1 banana

- 1 colher de sopa de fermento

- 1 xícara de farelo de aveia integral sem glúten

- Canela em pó para polvilhar.

bolo de maca

Modo de Preparo:

Bata as maçãs, o ovo, a clara e a banana no liquidificador até que estejam homogêneos. Em seguida, coloque o creme em uma tigela, acrescentando aos poucos o fermento e a aveia. Misture levemente. Unte uma forma com azeite e farelo de aveia integral sem glúten.

Jogue a massa do bolo de maçã na forma e leve para o forno preaquecido a 180ºC. Deixe por 30 minutos. Retire do fogo e espere até que fique frio para desenformar. Polvilhe um pouco de canela na hora de servir.

Dica de decoração: corte fatias fininhas da fruta e coloque ao lado do pedaço de bolo de maçã servido no prato. Para deixar a mistura com um aroma mais destacado, polvilhe um pouco de canela e jogue uma pequena quantidade de mel.

Bolo de maçã com amido de milho

Ingredientes:

- 2 xícaras de açúcar

- 1 xícara de creme de arroz

- 1 xícara de amido de milho

- 1 colher de sopa rasa de fermento em pó

- 3 ovos

- ½ xícara de óleo

- ½ xícara de leite de soja sabor original

- 2 maçãs raladas

- 1 colher de sopa de canela em pó

- 1 xícara de água.

Modo de Preparo:

Coloque todos os ingredientes secos da receita numa vasilha, menos a canela. Misture bem e reserve.

No liquidificador, adicione os ovos, a água, o leite de soja e o óleo. Bata bem. Despeje o líquido na vasilha com os ingredientes secos. Mexa com cuidado. Acrescente as maçãs raladas e a canela e mexa mais uma vez.

Quando a massa do bolo de maçã estiver pronta, separe uma forma e unte-a com óleo e um pouco mais de canela. Jogue a massa e leve ao forno preaquecido em temperatura média. Deixe o bolo assar por aproximadamente 30 minutos, ou até que fique dourado.

Retire do forno e espere o bolo de maçã ficar frio. Desenforme e corte em fatias.

Dica: para deixar o bolo ainda mais bonito, separe duas maçãs. Corte as duas frutas em fatias fininhas. No fundo da forma, antes de despejar a massa do bolo, jogue um pouquinho de açúcar com canela e espalhe as fatias. Em seguida, jogue a massa e leve para assar. Quando você desenformar, verá as fatias douradas e cozidas, com sabor para lá de especial.

Gostou das receitas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para conferir dicas de nutrição e ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
bolo
maçã
celíacos
sobremesa sem glúten

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ