Sem Glúten

17/02/2015 04:26 - Atualizado em 06/12/2016 03:46

Maionese sem glúten pode ser feita em casa

Aprenda a preparar duas versões de maionese sem glúten, a de alho e a verde.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Para deixar os lanches mais saborosos, a maionese é sempre uma boa pedida. Contando com ingredientes do dia a dia - como leite de soja, vinagre, sal e óleo vegetal -, as versões sem glúten são uma ótima dica para os celíacos. Veja como preparar duas receitas apenas com o uso do liquidificador.

maionese

Maionese de alho

Ingredientes:

- 1 xícara de leite de soja para uso culinário (ele deve estar bem gelado)

- 1 dente de alho grande

- 1 colher de sopa de vinagre branco

- Óleo vegetal

- Sal a gosto.

Modo de Preparo:

Dentro do liquidificador, coloque o leite de soja, que deve estar bem geladinho. Acrescente o alho, o vinagre branco e a quantidade de sal que você deseja. Bata bem todos os ingredientes na velocidade alta. Vá acrescentando aos poucos o óleo vegetal. A mistura da maionese sem glúten costuma demorar um pouquinho para ficar mais grossa.

Quando engrossar, diminua a velocidade do liquidificador. Quando o aparelho começar a "patinar", desligue. Coloque a mistura dentro de um pote com tampa. A maionese deve ser guardada na geladeira e consumida em no máximo dois dias.

Maionese verde

Ingredientes:

- 2 ovos inteiros

- 1 colher de mostarda sem glúten

- 1 dente de alho médio

- 1 colher de vinagre

- Óleo vegetal

- Temperinho verde

- Sal a gosto.

Modo de Preparo:

Coloque no liquidificador os ovos, o sal, o temperinho verde, a mostarda, o alho e o vinagre. Bata em velocidade alta todos os ingredientes, até obter um mistura homogênea e grossa. Acrescente o óleo vegetal na maionese aos poucos.

Preste atenção. Quando a mistura começar a ficar mais grossinha, diminua a velocidade do liquidificador. Quando "patinar", desligue. Guarde a receita na geladeira, em um pote com tampa, e consuma a maionese em no máximo dois dias.

O que é a doença celíaca?

O indivíduo com intolerância ao glúten tem dificuldades de digerir a substância. Com o tempo, o alimento ingerido começa a fermentar, causando sintomas como inchaço abdominal, dores de barriga, náuseas, vômito, diarreia e até mesmo queda de cabelo.

A doença celíaca deve ser diagnosticada por meio de exames. Se a pessoa identificar a doença, deve apostar em uma dieta livre da substância. O nutricionista é o profissional indicado para ajudar a criar o novo cardápio.

Ao contrário do que muitos pensam, a dieta sem glúten não emagrece. Ela deve ser feita apenas por indivíduos com a intolerância. Não entre na onda das dietas da moda. Elas podem ser perigosas para sua saúde.

Gostou das receitas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
intolerância ao glúten
maionese caseira
receita fácil
celíacos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ