Sem Glúten

03/09/2014 01:00 - Atualizado em 02/12/2016 03:58

Macarrão sem glúten pode ser feito em casa

Molho madeira e macarrão sem glúten são ótimas opções para o cardápio.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Muito além de regime, a retirada do glúten da dieta de muitas pessoas é estritamente necessária. Os celíacos, termo que denomina os grupos de pessoas com a doença, necessitam da retirada de toda e qualquer quantidade de ingredientes com glúten. Mesmo assim, opções saborosas podem ser feitas. Para provar, vamos apresentar uma receita de macarrão sem glúten.

macarrao-sem-gluten


Substitutos para o glúten

Intolerantes ao glúten não absorvem corretamente os nutrientes. Para diagnosticar a doença, são realizados exames para avaliar a absorção da substância. Deve-se substituir os ingredientes, como a farinha de trigo, por outras opções como a farinha de arroz, amido de milho, farinha de milho, fubá, farinha de mandioca, polvilho e fécula de batata.

Pessoas que não apresentam a doença, mas desejam eliminar a substância da dieta, podem preparar receitas fáceis e rápidas em casa. O macarrão sem glúten, é uma opção que pode deixar você mais leve. Alimentos como este, ajudam o metabolismo a funcionar normalmente, promovendo a diminuição da retenção de líquidos, perda de peso e prevenção de doenças.

Já estes alimentos têm glúten:

Pães, massas, tortas, farinha para preparo de bolo, massas, biscoitos, pizzas, panquecas, nhoque, lasanha, salame, salsicha, alimentos empanados, waffles, cereais matinais, sopas prontas, cerveja, doces, molhos de soja, teriaki e alguns para saladas.

Por sorte, hoje em dia se tornou mais fácil encontrar opções sem glúten em supermercados, que estão cada vez mais diversos em suas ofertas.

Macarrão sem glúten

Ingredientes

300 g de farinha de arroz
1 colher de sopa de goma xantana
1 colher de chá de sal
5 ovos
1 1/2 colher de sopa de azeite.

Modo de Preparo:

Em um processador com a lamina para misturar massas, coloque a farinha com o sal e a goma xantana. Misture rapidamente. Acrescente aos poucos o azeite e os ovos sempre batendo. Misture até formar uma bola.

Transfira a massa para uma superfície com farinha de arroz e sove a massa até ficar lisa. Faça um rolo com a massa e divida em quatro. Guarde na geladeira por 20 minutos. Abra a massa sempre com o mínimo de farinha necessária para não grudar nem no rolo e nem na bancada. Dobre a massa em quatro e abra novamente. Repita esse processo cinco vezes.

Por último abra, a massa e corte no formato que desejar. Cozinhe a massa em água fervendo com um pouco de sal por 8 minutos ou até que fique al dente. Está pronto o seu macarrão sem glúten!

Aprenda também:

Molho Madeira sem glúten

Ingredientes

Carne de sua preferência
2 colheres de sopa de óleo
Tempero a gosto, como: cebola picada, 1 folha de louro, sal e pimenta do reino
1 xícara de vinho madeira ou seco, ou conhaque
1 xícara de água
Meia colher de sopa de mostarda
2 colheres de azeite
1 colher de amido de milho ou qualquer outro amido.

Modo de Preparo:

Em uma panela aqueça o óleo e doure bem a carne junto com os temperos. Adicione o vinho e a água, abaixe o fogo e deixe por 10 minutos. Passe o molho por uma peneira e descarte a carne. Reserve este caldo.

Aqueça o azeite e misture o amido, junte o caldo de carne e leve ao fogo para engrossar. Passe novamente pela peneira se precisar.

E aí, você curte nossas receitas? Então deixe um comentário e fique ligado na nossa página do Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
sem glúten
macarrão
alimentação saudável

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ