Sem Glúten

02/12/2015 08:16 - Atualizado em 25/11/2016 11:18

Farinha de banana é saudável e liberada para a dieta

Como é feita com a fruta ainda verde, a farinha contém nutrientes mais concentrados e benéficos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A chamada farinha de banana verde é feita com a fruta que ainda não amadureceu, aproveitando benefícios particulares dessa fase. Um dos principais é a presença do amido resistente, que é digerido apenas no intestino e, por isso, beneficia o organismo fortalecendo a imunidade, melhorando a digestão e controlando os índices glicêmicos.

A farinha é encontrada pronta para comprar em supermercados e lojas de produtos naturais, mas também pode ser preparada em casa. Veja como fazer!

smoothie feito com farinha de banana

Aproveite os benefícios da farinha de banana

A banana ainda verde pode ter entre 55% e 93% de amido na forma resistente, um carboidrato mais saudável para o organismo e responsável por diversos benefícios para a saúde. Ele também não se converte em glicose e controla a velocidade com que o açúcar ingerido é liberado na corrente sanguínea.

Antes de amadurecer, a fruta também apresenta menos sacarose, um tipo de açúcar natural, e ainda possui menos calorias e mais fibras que a banana madura, o que melhora o trânsito intestinal.

Assim como a biomassa, a farinha de banana também tem se tornado a queridinha das dietas saudáveis. Além da grande concentração de carboidratos saudáveis e de fibras, a fruta também possui outros nutrientes, como ferro, fósforo, cálcio, magnésio, manganês e proteína.

Com todas essas propriedades, a farinha de banana ajuda na perda de peso, reduz a produção de insulina, melhora o funcionamento do intestino, evita constipações, fortalece a imunidade e contribui para diminuir o colesterol.

Saiba Mais
Corte o glúten das receitas com a farinha de arroz
Sobremesas saudáveis: Aprenda 4 receitas com biomassa de banana
Bolo de frutas: Prepare essa delícia sem glúten

Como incluir no cardápio

Como a banana ainda verde possui um gosto muito amargo e não é agradável para ser consumida pura, a farinha é uma ótima opção para aproveitar os benefícios da fruta. Além disso, não possui glúten e serve como substituta da farinha de trigo para quem possui intolerância alimentar.

É indicado consumir até duas colheres de sopa da farinha por dia, o que equivale a 30 gramas. Ela pode ser comprada pronta ou feita em casa em apenas alguns minutos. Em geral, a banana-prata é a mais recomendada para o preparo da farinha, mas podem ser usados também outras variedades.

Parar preparar o complemento, descasque cerca de dez bananas verdes e corte-as em finas rodelas, colocando-as em assadeiras lado a lado. Leve ao forno até que fiquem completamente ressecadas. Depois, espere esfriar, bata no liquidificador, peneire e guarde em um recipiente escuro e com tampa por até uma semana.

A farinha de banana pode ser incorporada a saladas, frutas, iogurtes, sucos, vitaminas e sopas, ou integrar massas de tortas e bolos.

O único cuidado necessário é consumir a farinha com moderação, pois, como é um alimento fonte de carboidrato e com bastantes calorias, em excesso pode levar ao aumento de peso e  ao acúmulo de gordura. Além disso, muitas fibras e amido resistente podem causar constipação.

Que tal incorporar o ingrediente ao seu cardápio? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de nutrição aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
farinha sem glúten
banana verde
biomassa
intestino

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ