Sem Glúten

04/12/2015 12:25 - Atualizado em 04/12/2016 09:44

Farinha de amendoim rende 2 receitas sem glúten

Alimento é rico em nutrientes e pode ser utilizado em pratos doces e salgados.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A farinha de amendoim é uma excelente alternativa para substituir a farinha de trigo. O ingrediente é rico em gorduras boas e em minerais importantes para o organismo. O ferro ajuda a prevenir a anemia, o magnésio contribui para o relaxamento muscular e o potássio age contra cãibras. Já as vitaminas do complexo B, também presentes no alimento, colaboram para uma circulação saudável.

Confira a seguir como preparar sua farinha de amendoim em casa e use-a em duas receitas cheias de sabor, liberadas para a dieta de celíacos.

[[saiba_mais]]

Como fazer farinha de amendoim em casa

Separe um quilo de amendoim sem casca e sem sal. Distribua em um tabuleiro grande, de modo que os grãos não fiquem uns sobre os outros. Leve ao forno em temperatura alta, sem óleo, por cerca de dez minutos. Deixe esfriar e bata no mixer até atingir consistência de farinha.

Depois, basta armazenar em um recipiente fechado e utilizar o ingrediente nas mais diversas receitas. Confira a seguir duas opções.

cookies com farinha de amendoim

Cookies com cacau

Ingredientes:

- ¾ de xícara de chá de farinha de amendoim

- 1 colher de sopa de cacau em pó 

- ¾ de xícara de chá de açúcar mascavo

- 1 ovo

- 1 colher de sopa de mel

- ½ xícara de chá de farinha de arroz

- 1 pitada de sal

- 1 colher de sopa de fermento químico em pó.

Modo de Preparo:

Bata o ovo com um fouet. Acrescente o açúcar e o mel e continue a bater. Junte o restante dos ingredientes secos e misture com uma colher até formar uma massa lisa. Espalhe colheradas da massa em uma assadeira untada com um pouco de óleo e ajeite o formato. Leve para assar por aproximadamente 20 minutos em forno preaquecido a 180 graus.

Bolo saudável

bolo com farinha de amendoimIngredientes:

- 1 xícara de farinha de amendoim

- 2 xícaras de farinha de aveia

- 1 xícara de farinha de arroz

- 2 xícaras de açúcar mascavo

- ½  xícara de óleo de coco extravirgem

- 1 xícara de amêndoas cruas

- 4 colheres de sopa de semente de linhaça

- 1 colher de sopa de fermento em pó

- 1 copo + 8 colheres de sopa de água.

Modo de Preparo:

Bata as sementes de linhaça no liquidificador até moer. Leve-as a um recipiente de vidro e deixe hidratar com oito colheres de sopa de água por pelo menos dez minutos.

De volta ao liquidificador, bata as amêndoas cruas com um copo de água até obter um leite. Adicione a mistura da linhaça com a água e o óleo de coco.

Misture todos os ingredientes secos numa tigela. Junte o conteúdo líquido e mexa bem. Despeje em uma forma untada e leve ao forno em fogo médio por aproximadamente 30 minutos.

Pronto para usar a farinha de amendoim nas suas receitas? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
farinha sem glúten
alergia ao trigo
doença celíaca
doces

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ