Sem Glúten

26/07/2015 02:04 - Atualizado em 09/12/2016 03:02

Fácil e saboroso: Prepare bolo mármore sem glúten

A massa deve ser adicionada na forma às colheradas para garantir o efeito de mármore.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Lembra do bolo mármore? Um dos clássicos da casa da vovó, o doce é feito com a fusão de duas massas de sabores e cores diferentes, garantindo o efeito marmorizado. Fofa, delicada e saborosa, a receita pode ter seus ingredientes substituídos para opções sem glúten.

O bolo mármore pode ser preparado de diferentes maneiras. Existem variedades com morango, coco, abacaxi e tantas outras frutas. O mais importante, para garantir bons resultados, é o preparo de massas com a mesma consistência.

O segredo do bolo está na colocação das massas na forma. Cada uma das misturas deve ser adicionada aos poucos, uma colherada por vez. Ao fim do preparo, as massas são mescladas com um garfo, fazendo com que as duas cores fiquem intercaladas. Confira a receita a seguir.

bolo marmore

Bolo mármore sem glúten

Quem gosta dos clássicos vai adorar esta versão de chocolate e baunilha. Ela é preparada com ingredientes sem glúten e leva uma calda cremosa de chocolate em pó. Veja a seguir como preparar o bolo mármore e surpreenda seus convidados.

Ingredientes:

- 2 xícaras de farinha sem glúten

- 1 colher de sobremesa de fermento em pó

- 1 pitada de sal

- 2 xícaras de açúcar refinado

- 3 ovos

- 1 colher de chá de extrato de baunilha

- 2 colheres de sopa de óleo vegetal

- 1 xícara de leite vegetal

- ½ xícara de chocolate em pó.

Modo de Preparo:

Preaqueça o forno em 175 graus Celsius. Com a farinha e o azeite, unte a forma. No liquidificador, bata os ovos e o açúcar. Acrescente o leite, o óleo e a baunilha. Misture mais e adicione a farinha, o fermento e o sal. Separe a massa em duas tigelas. Em uma delas, junte o chocolate em pó.

Aos poucos, despeje a massa na forma. Utilize uma colher para intercalar as cores. Mexa com um garfo para garantir o efeito mármore. Leve para o forno e deixe assar por aproximadamente 40 minutos. Quando estiver pronto, retire e espere esfriar. Desenforme o bolo mármore com cuidado e espalhe a calda.

Calda de chocolate sem glúten

Ela é versátil e pode ser a cobertura de diversas receitas. Combina com panquecas e com petit gateau, por exemplo.

Ingredientes:

- 6 colheres de chocolate em pó

- 4 colheres de açúcar

- ½ xícara de leite sem lactose

- 1 colher de margarina sem leite.

Modo de Preparo:

Coloque todos os ingredientes em uma panela ao fogo médio. Misture com a ajuda de uma colher. Quando levantar fervura, deixe cozinhar por mais dez minutos. Desligue e jogue sobre o bolo mármore.

Que tal incluir a receita na sua dieta? Depois nos conte como ficou! E aproveite para conferir mais dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
bolo sem glúten
calda de chocolate
efeito mármore
celíacos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ