Sem Glúten

30/08/2015 08:05 - Atualizado em 18/01/2017 10:09

Faça suflê de chuchu com muito sabor

O chuchu é um grande aliado dos hipertensos e de pessoas em dieta.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Esqueça a fama de que o chuchu não tem graça. A verdura é uma grande aliada de quem deseja perder peso, pois 100 gramas têm apenas 19 calorias. É possível, por exemplo, adicionar o ingrediente a um delicioso suflê de chuchu sem glúten.

Originário da América Central, o alimento é diurético e rico em fibras, ferro, magnésio e potássio. Além disso, auxilia no tratamento da hipertensão e fornece grandes quantidades de vitamina C ao organismo. Aprenda a seguir duas receitas de suflê de chuchu.

sufle de chuchu

Receita de suflê de chuchu sem glúten

Ingredientes:

- 4 chuchus

- 3 ovos com clara e gema separadas

- 3 colheres de sopa de queijo ralado

- 1 colher de sopa de amido de milho

- 1 colher de sopa de manteiga ou margarina

- Sal e pimenta a gosto.

Modo de Preparo:

Saiba Mais
Chuchu recheado garante nutrientes para quem quer emagrecer
Varie o cardápio com 2 receitas de berinjela recheada
Sopa de abobrinha é saborosa, leve e ainda desintoxica o organismo

Descasque os chuchus, corte em pedaços e cozinhe até amolecer. Coloque-os em uma tigela e amasse. Retire o líquido que sair da verdura. Junte o chuchu amassado com as gemas de ovo, a manteiga, o amido de milho, o sal, a pimenta e o queijo ralado.

Bata as claras em neve e incorpore à mistura. Coloque em uma forma untada e leve o suflê de chuchu ao forno para assar por cerca de 30 minutos.

Receita de suflê de chuchu com legumes

Ingredientes:

- 1 cenoura ralada

- 1 abobrinha ralada

- 1 xícara de chá de ervilha ou milho

- 1 chuchu picado

- Azeite

- Sal

- 1 cebola picada

- 2 colheres de sopa de óleo de girassol ou de arroz

- 2 colheres de sopa de farinha de arroz integral

- 300ml de leite vegetal

- Salsinha e cebolinha verde

- 4 ovos com as claras e as gemas separadas.

Modo de Preparo:

Refogue em azeite quente a cenoura, a abobrinha, o milho e o chuchu. Tempere a gosto. Antes de reservar, retire toda a água acumulada dos legumes refogados.

Utilize o óleo de girassol para refogar a cebola. Em seguida, adicione a farinha de arroz e mexa. Despeje o leite vegetal aos poucos e não pare de mexer até que o caldo engrosse. Espere que esfrie e adicione as gemas batidas, os legumes, salsinha e cebolinha. Mexa bem.

Bata as claras em neve até que fiquem firmes. Acrescente aos poucos ao creme com os legumes, mexendo sempre. Unte uma forma e asse em forno preaquecido a 180 graus por cerca de 30 minutos.

sufle de chuchu

Benefícios do chuchu para a saúde

A polpa do chuchu, mais utilizada, é rica em nutrientes, mas as sementes, as folhas e até os brotos possuem alta concentração de aminoácidos e de vitamina C. Além disso, o alimento pode ser utilizado em doces e saladas, cru ou cozido com outros ingredientes.

As folhas são usadas para preparar chás no auxílio do tratamento de problemas cardiovasculares, ou até mesmo como um anti-inflamatório. Ainda, o chá de chuchu costuma ser utilizado por hipertensos para manter a pressão arterial sob controle.

Que tal experimentar uma receita mais saudável? Depois nos conte no resultado! E continue de olho nas novidades de alimentação do Vivo Mais Saudável.

TAGS
benefícios do chuchu
suflê de legumes
receita
celíacos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ