Sem Glúten

01/12/2015 03:28 - Atualizado em 04/12/2016 01:02

Faça massa podre, base para quiches e empadas

A mistura de farinha e manteiga garante o toque crocante da massa.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você provavelmente já saboreou uma daquelas empadas ou quiches crocantes e com recheios cremosos. Seja de frango, palmito ou brócolis, uma das principais estrelas da receita é a massa podre. Preparada com boas quantidades de manteiga e farinha, ela pode ganhar uma versão adaptada para os celíacos - e igualmente deliciosa.

A lenda conta que, há muitos anos, com a estrutura precária cozinhas, as massas para tortas eram preparadas na medida certa. Certo dia, porém, houve um pouco de sobra, que foi guardada no armário. No dia seguinte, apesar de ainda estar boa, a mistura foi utilizada na preparação de uma torta e ganhou o nome característico.

A seguir, veja como preparar a massa podre sem glúten e arrase nas receitas.

quiche com massa podre

Massa podre sem glúten

Ingredientes:

- 2 xícaras de chá de creme de arroz

- 1 xícara de chá de fécula de batata

- ½ xícara de chá de amido de milho

- ½ xícara de chá de polvilho doce

- 200g de manteiga

- 2 gemas

- Água gelada

- ½ colher de café de sal.

Modo de Preparo:

Junte o creme de arroz, a fécula de batata, o amido de milho, o polvilho doce, o sal e a manteiga gelada em uma tigela. Misture com as mãos. Em seguida, adicione as gemas e mexa novamente. Despeje a água gelada aos poucos e vá apertando com as mãos. A massa deve ficar consistente. Assim que estiver pronta, embrulhe a tigela com plástico filme e leve para a geladeira.

Saiba Mais
Aprenda a fazer quiche de arroz sem glúten
Receita de empadão é opção saudável sem lactose
Confira 2 receitas de quiche saudáveis

Segredos para uma massa podre de sucesso

1. Molhe as suas mãos com água gelada na hora de preparar a receita.

2. A massa deve ser trabalhada em temperaturas baixas. Todos os ingredientes utilizados no preparo devem estar gelados. Vale levá-los à geladeira uma hora antes de começar.

3. A massa podre não deve ser sovada.

4. Mexa a mistura com a ponta dos dedos. A temperatura das palmas das mãos é mais quente e pode afetar o desenvolvimento da receita.

5. O processador pode ser seu aliado. Pulse todos os ingredientes e aguarde formarem um pó com aspecto de areia. Após isso, é só misturar.

6. Quando estiver pronta, embrulhe a massa podre com plástico filme e leve para a geladeira. Ela deve descansar por 20 minutos.

E como rechear? Muitos fãs da quiche não abrem mão do brasileiríssimo recheio de frango com catupiry. Além dele, você pode preparar versões com camarão, brócolis, carne seca desfiada, creme de alho-poró, queijo, atum, salmão, legumes e cogumelos. Para acertar, basta colocar a sua criatividade para funcionar.

Qual sua opção favorita? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
quiche
empada
empadão
torta

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ