Sem Glúten

17/09/2015 12:06 - Atualizado em 11/12/2016 01:03

Esfirra: Dica de lanche saudável e sem glúten

Trazida por imigrantes ao Brasil, a esfirra é um prato típico do Líbano.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A esfirra é um dos pratos típicos do Líbano que se popularizaram no Brasil, principalmente em São Paulo, devido à presença dos imigrantes. A receita tradicional leva farinha de trigo, mas, para os celíacos, há adaptações da massa e até mesmo de recheios.

Saiba mais sobre as raízes do prato e confira a seguir uma receita sem glúten com opções de recheios saudáveis para a dieta.  

esfirra sem glúten

Receita de esfirra sem glúten

Ingredientes:

- 1 xícara e ½ de chá de polvilho doce

- 1 xícara e ½ de chá de leite em pó

- 1 xícara de chá de farinha de arroz

- 1 colher de sopa de açúcar

- 1 sachê de fermento biológico para pão (10g)

- 300ml de água

- 6 colheres de sopa de polvilho doce

- 1 colher de sopa de sal

- 2 ovos

- 3 colheres de sopa de óleo

- 1 colher de sopa de margarina.

Modo de Preparo:

Em um recipiente, misture uma xícara e meia polvilho doce, o leite em pó, a farinha de arroz, o açúcar e o fermento biológico para pão. Deixe a mistura descansar e, enquanto isso, leve ao fogo a água e o restante do polvilho doce. Vá mexendo sempre até formar uma goma transparente.

Faça um buraco no meio da mistura que estava descansando. Acrescente mais sal, os ovos, o óleo e a margarina e mexa bem. Junte a goma ainda quente e sove a massa com as mãos. Ela precisa ficar lisa, macia e não grudar nas mãos.

Faça bordas mais altas com as mãos para que, quando colocar o recheio e levar para assar, ele não caia. Cubra a massa com o recheio de sua preferência e leve para assar em forno a 180 graus. O ponto pode ser conferido com o truque do palito, que deve entrar e sair limpo da massa.

Saiba Mais
Quibe de berinjela é receita saudável e com poucas calorias
Faça quibe cru e outras delícias da culinária árabe
Bolo de frutas: Prepare essa delícia sem glúten

Recheios para sua esfirra sem glúten

1. Carne

Ingredientes:

- 700g de carne moída

- 2 cebolas grandes

- ½ xícara de chá de hortelã

- 5 tomates médios

- Suco de 2 limões

- Pimenta e sal a gosto.

Modo de Preparo:

Pique a cebola e o tomate em cubinhos, junte aos outros ingredientes e misture. Esprema todo o líquido acumulado da mistura, espalhe a porção desejada na massa e leve ao forno.

2. Carne de soja

Ingredientes:

- 500g de carne de soja

- 1 cebola grande

- 2 dentes de alho picados

- Milho

- Pimentão

- Azeitonas

- Salsinha.

Modo de Preparo:

Deixe a carne de soja marinando de um dia para o outro. Frite o alho e cebola e refogue com a carne. Acrescente milho, pimentão, azeitonas, salsinha picada e temperos a gosto para completar o recheio.

3. Frango

Ingredientes:

- 500g de frango cozido e desfiado

- 4 colheres de sopa de óleo para o recheio

- 1  cebola média

- 3  tomate médios

- ¼ de xícara de chá de molho de tomate

- Sal e cheiro-verde a gosto.

Modo de Preparo:

Refogue a cebola com o frango e sal no óleo. Tire do fogo e coloque molho de tomate e cheiro-verde. Recheie a massa com a mistura.

Origem da esfirra

A receita da esfirra, também chamada de esfiha, é originária da cidade de Baalbek, no Vale do Beqaa, no Líbano. Imigrantes que vieram para o Brasil trouxeram consigo a tradição do prato típico e a adaptaram ao chegar em território brasileiro.

Em Beirute, existe um prato bem parecido chamado iahmajeen. As diferenças estão na espessura mais fina da massa e nas grandes dimensões. A maioria das receitas dos recheios costuma ser apimentada.

Outra variação da esfirra na capital libanesa é o chamado manoush. No país, é o principal prato do café da manhã, embora também seja servido em outras refeições. O fattayer, ou esfirra fechada, sempre tem um recheio de verduras e é servida de entrada nos almoços e jantares.

Que tal preparar essa delícia? Depois nos conte o resultado! E aproveite para conferir mais dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
Líbano
comida árabe
esfiha
petisco sem glúten

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ