Sem Glúten

13/11/2015 12:15 - Atualizado em 06/12/2016 09:42

Empada de palmito sem glúten: Confira a receita

O recheio quentinho derrete na boca e fica uma delícia.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Seja uma torta ou uma empada de palmito, quem não gosta de saborear um prato quentinho e que derrete na boca? Livre de glúten, a versão a seguir contém todas as vitaminas e minerais encontrados nesse alimento nativo das Américas.

O Brasil é um dos maiores produtores e consumidores de palmito. O miolo da palmeira é encontrado em conserva ou até mesmo envolto na casca, sendo vendido principalmente em feirinhas e lojas especializadas em alimentação saudável. Confira a receita e descubra outros benefícios do vegetal.

empada de palmito

Empada de palmito sem glúten

Ingredientes da massa:

- 5 ovos inteiros

- 1 copo de leite

- ¾ de xícara de óleo

- 5 colheres de sopa de farinha de arroz

- 1 colher de sopa de fermento

- 1 colher média de sal.

Ingredientes do recheio:

- 4 colheres de óleo

- 1 dente de alho

- 2 cebolas picadas

- 4 tomates

- Azeitonas a gosto

- Sal a gosto

- Pimenta a gosto

- 1 vidro de palmito picado.

Modo de Preparo:

Preaqueça o forno em temperatura média. Para o recheio, aqueça o azeite numa frigideira. Acrescente o alho, as cebolas, o sal e a pimenta. Junte os tomates picados sem pele e sem semente. Refogue bem e acrescente as azeitonas e o palmito picado. Deixe cozinhar por aproximadamente cinco minutos. Quando estiver cremoso, desligue e espere esfriar. Reserve.

Bata os ovos no liquidificador. Acrescente o leite, o óleo, o fermento e o sal e bata mais um pouco. Despeja metade da massa em uma forma untada com azeite e uma pequena quantidade de farinha sem glúten. Inclua o recheio e finalize com a quantidade restante da mistura. Por cima, espalhe a farinha de arroz.

Leve ao forno e fique de olho. Assim que a empada de palmito ficar dourada, retire. Espere amornar e saboreie.

Saiba Mais
Risoto de palmito: Prepare uma receita sem lactose
Receita de empadão é opção saudável sem lactose
Aprenda a fazer um bolo floresta negra sem glúten

Benefícios do palmito

Com poucas calorias e sem gorduras, o palmito contém minerais e vitaminas importantes para a saúde. Rico em fibras, o miolo da palmeira é fonte de vitamina C, substância aliada da imunidade. Com cálcio, ferro, fósforo, potássio e magnésio, o alimento também complementa os níveis de nutrientes diários que devem fazer parte da dieta.

Versátil, o palmito vai bem em tortas, sopas, saladas e até pastéis. Porém, é importante observar a quantidade de sal existente no produto. Se você utilizar a versão em conserva, lembre-se de remover o líquido que envolve o miolo antes de usá-lo.

O palmito in natura pode ser preparado cozido, refogado ou na brasa. Ele é vendido em feirinhas de rua e em hortifrútis. Para utilizá-lo na cozinha, descasque até encontrar o miolo comestível.

TAGS
receita de empada
empada sem glúten
doença celíaca
benefícios do palmito

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ