Sem Glúten

16/02/2015 02:48 - Atualizado em 15/11/2016 10:42

Conheça as principais mentiras e verdades sobre produtos sem glúten

Cada vez mais comuns, os produtos sem glúten são indicados para pessoas com doença celíaca.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Produtos sem glúten são difíceis de encontrar? Cortar a substância do cardápio ajuda a emagrecer? Glúten causa câncer? Confira quais são os mitos e quais são as verdades envolvendo essa proteína.

produtos sem gluten

Mitos e verdades sobre os produtos sem glúten

A dieta sem glúten emagrece

É mito. Não é cortar o glúten que emagrece, mas, sim, fazer as melhores escolhas. A partir do momento em que você identifica a intolerância, diversos alimentos são cortados do cardápio e você deve procurar melhores opções. Com o tempo, você poderá verificar mudanças na silhueta.

Glúten engorda

É mito. O glúten não é o causador do aumento de peso. O que importa é a quantidade a escolha que você faz. Se você come um sanduíche magro, com saladas diversas, queijo e presunto, não irá engordar. Por outro lado, se você escolher uma pizza recheada com queijos e muitos tipos de carne, com certeza irá ficar mais cheinha.

Alguns remédios têm glúten

É verdade. Na hora da compra, verifique com o farmacêutico se o medicamento é gluten free.

Alimentos integrais não contêm glúten

É mito. Os alimentos integrais também contêm glúten. Se você escolher um pãozinho integral, não caia na besteira de acreditar que ele é livre da substância. Antes de escolher o alimento, verifique no rótulo se ele pertence à lista dos produtos sem glúten ou dos com glúten.

A intolerância ao glúten pode aparecer a qualquer momento

É verdade. A doença celíaca pode aparecer em qualquer fase da vida. Em alguns casos, os indivíduos só identificam o problema já adultos, quando analisam os sintomas e vão consultar um nutricionista.

Glúten causa câncer

É mito. O glúten não causa câncer, mas as complicações causadas pelo consumo por pessoas com a doença celíaca, com o tempo, podem causar o aparecimento de câncer de intestino.

Você deve diminuir ou cortar a ingestão se é celíaco

É verdade. Se a intolerância ao glúten for identificada, você deve diminuir ou cortar a ingestão dos alimentos que contem com a substância. Ao longo do tempo, você irá verificar a diminuição dos sintomas e sentirá maior bem-estar.

Alimentos sem glúten são difíceis de encontrar

É mito. Se você der uma procurada, na maioria dos mercados existem gôndolas específicas para os celíacos. É nessa área que você encontra pratos livres de glúten. Para nunca errar, dê uma olhadinha no rótulo e verifique se o alimento é um dos produtos sem glúten.

Onde encontrar produtos sem glúten

Existem lojas especializadas em produtos sem glúten para os intolerantes. Na hora de ir às compras, converse com o gerente ds supermercado e explique a grande importância desses alimentos na dieta dos intolerantes. Um mercado completo, que contemple todos os tipos de alimentos, é valorizado pela clientela.

Gostou das dicas de alimentação? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
restrição alimentar
doença celíaca
intolerância ao glúten
gluten free

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ