Sem Glúten

09/10/2014 09:12 - Atualizado em 09/12/2016 01:24

Confira uma receita de polenta italiana livre de glúten

A polenta italiana não tem glúten e é rica em fibras, vitaminas e minerais.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A polenta, tradicional prato da culinária italiana, é um sucesso no Brasil. Ela, que acompanha diferentes tipos de molhos e carnes, é servida em galeterias e restaurantes especializados na gastronomia da Itália. Aprenda a preparar uma polenta italiana 100% livre de glúten e faça em casa!

polenta-italiana

Muito versátil, a polenta pode ser servida mole, dura, grelhada ou frita. Quando frita, ela pode ser acompanhada de queijo e bacon. Quem prefere, pode colocar outros temperos na polenta, criando novos sabores no prato. Hoje existem polentas pré-preparadas que podem ser encontradas em mercados.

Livre de gordura quando preparada mole, a polenta é fonte de fibra, vitaminas e minerais. Feita de farinha de milho, a receita de polenta italiana é sem glúten e liberada para os celíacos. Com sabor suave, a polenta é uma uma opção muito apreciada pelas crianças.

Benefícios da polenta italiana

O milho é um alimento rico em fibras. Ele é muito consumido no Brasil, especialmente durante os meses de junho (festas juninas) e no verão. O alimento, com suas substâncias, ajuda a proteger as células, controla o açúcar no sangue, previne o risco de problemas cardíacos e reduz os níveis de colesterol. O milho, matéria prima da polenta italiana é uma leguminosa repleta de carboidratos. É sem glúten, e por isso pode ser consumido por intolerantes.

A polenta, preparada mole, a cada 112 gramas contem 109 calorias, 20,5 carboidratos e 2,2 gramas de proteína. Essas informações nutricionais podem aumentar dependendo da forma que você for servir a polenta. A dica é servir juntamente a um molho vermelho de frango. Quem quiser pode adicionar queijo mussarela junto a polenta, deixando ela mais saborosa.

Polenta italiana

Aprenda a preparar a polenta mole de uma forma fácil e rápida.

Ingredientes
200 g de polenta
1 litro de água
Sal e pimenta do reino a gosto
2 colheres de sopa de manteiga

Modo de Preparo:
Coloque uma panela no fogo com uma boa quantidade de água. Quando você notar que a água começou a ter bolinhas de vapor no fundo da panela, coloque a polenta lentamente. Misture os ingredientes incessantemente com um fouet. Fique mexendo até você notar que a polenta começou a ficar mais grossa. No momento que ela começar a borbulhar, tampe a panela e deixe cozinhar. Mexa as vezes para garantir que a receita não grude no fundo da panela. Se você gosta de polenta mais mole, no momento em que ela der uma boa engrossada adicione um pouco de água. A polenta deve ficar mais ou menos uns 40 minutos no fogo. Quando estiver no ponto, adicione a manteiga. Misture mais um pouco e sirva. Quando esfriar, coloque novamente no fogo e adicione a água. Isso deixará a polenta italiana cremosa novamente.

Gostou das nossas dicas? Então deixe um comentário e acompanhe nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
gastronomia
itália
milho

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ