Sem Glúten

29/11/2014 09:55 - Atualizado em 10/12/2016 12:20

Confira uma receita de bolo funcional sem glúten

Bolo funcional não leva glúten e serve como opção de lanche saudável para intolerantes.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Se você possui intolerância ao glúten e procura uma opção saudável e alternativa para o seu lanche da tarde, não pode deixar de aprender a preparar o bolo funcional. Essa é uma receita fácil de fazer e que contém ingredientes especiais.

Com a farinha sem glúten, chocolate sem lactose e chia, a receita conta com uma calda de frutas e sementes que irá deixar o seu bolo funcional ainda mais saboroso. Confira a seguir como preparar e renda-se já ao sabor dessa receita.

bolo-funcional

Bolo funcional de chocolate

Ingredientes:

2 xícaras de mix de farinha sem glúten

1 xícara de açúcar mascavo

1 xícara de chocolate sem lactose e sem glúten derretido

2 colheres de sopa de chia

2 xícaras de iogurte de macadâmia

2 colheres de sopa de óleo de coco

1 ovo

1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de Preparo:

Ligue o forno em temperatura média. Dentro de uma tigela, coloque o açúcar mascavo e o óleo de coco. Misture bem os dois. Acrescente o ovo e bata até que fiquem bem misturados. Coloque o mix de farinha sem glúten (receita abaixo) e misture lentamente. Adicione o iogurte vegetal e misture por mais ou menos 3 minutos. Isso fará com que a massa fique com aspecto molhadinho

Com a ajuda de uma espátula, coloque o chocolate derretido, a chia e o fermento. Misture bem até que os ingredientes fiquem homogêneos. Coloque o contéudo do bolo funcional dentro de uma forma untada com margarina derretiva e farinha. Leve até o forno e deixe por mais ou menos 30 minutos.

Como preparar a calda de frutas

Ingredientes:

1 maçã picada

1 banana picada

100 g de castanha de caju picada

5 colheres de açúcar mascavo

Nozes picadas

Uva passa

Modo de Preparo:

O uso da calda de frutas fica ao seu critério, mas vale a pena apostar nessa opção. Para fazer, dentro de uma pequena panela, coloque o açúcar mascavo e misture bem. Adicione um pouco de água e deixe derreter.

Quando estiver ficando mais grossinho, coloque a maçã e a banana picada. Misture bem todos os ingredientes até que eles comecem a ficar com o aspecto mais molinho. Desligue o fogo e coloque as nozes, castanha de caju picada e uva passa. Quando o bolo funcional estiver pronto, desenforme e coloque por cima a calda de frutas.

Mix de farinha sem glúten para o bolo funcional

Ingredientes:

450 g de farinha de arroz

115 g de fécula de batata

115 g de polvilho doce

60 g de amido de milho

Modo de Preparo:

Coloque a farinha de arroz, a fécula de batata, o polvilho doce e o amido de milho e misture bem. Esse mix pode ser usado em qualquer tipo de receita - inclusive o bolo funcional. Ela equivale a mesma quantidade de farinha de trigo, ou seja, se você precisa usar 1 xícara de farinha de trigo, coloque 1 xícara do mix de farinha sem glúten.

Gosta das nossas dicas de nutrição? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
sem glúten
receitas
receitas saudáveis
bolo

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ