Sem Glúten

08/01/2015 11:36 - Atualizado em 08/12/2016 09:22

Confira receitas de bolinho de batata sem glúten

Bolinho de batata que não leva glúten é opção para um lanche saudável e muito saboroso.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Se você sofre com a intolerância ao glúten e busca alternativas de receitas saudáveis e saborosas, deve experimentar o bolinho de batata. Fácil de fazer e gostoso de comer, você nem irá notar diferença da receita tradicional e ainda poderá usufruir de todos os benefícios da batata, que é utilizada em diversos pratos no mundo todo.

Rico em carboidratos e amido, esse tubérculo possui diversas vitaminas. É um alimento antioxidante, evita danos por radicais livres e trata a pele, deixando-a macia e suave. Também contribui para a redução da pressão alta e faz bem para o coração, atuando como um agente anti-inflamatório e reduzindo o colesterol.

bolinho de batata

Bolinho de batata: Por que sem glúten?

A alimentação isenta de glúten deve evitar qualquer presença dessa proteína, que está presente no trigo, na aveia, no centeio, na cevada, no malte e em todos os produtos que utilizam um desses ingredientes em seu preparo, como bolos, pães, pizzas e bebidas fermentadas, como a cerveja.

Uma dieta sem glúten serve tanto para pessoas que apresentam o quadro clínico da doença celíaca, como também para quem busca eliminar quilinhos indesejáveis de forma saudável.

O bolinho de batata é uma ótima opção de receita sem glúten para todas as idades e que agrada a maioria dos paladares. Veja a seguir como preparar.

Receita de bolinho de batata sem glúten

Ingredientes:

500 g de batatas cozidas e espremidas

1 colher de (chá) de margarina culinária

5 colheres de (sopa) de maisena

Sal a gosto.

Ingredientes do recheio:

1 colher de (sopa) de margarina culinária (20 gramas)

½ de azeitona picada

2 colheres de (sopa) de salsinha picada

Sal e pimenta-do-reino a gosto

1 dente de alho espremido

150 g de carne moída

1 cebola picada.

Modo de Preparo:

Misture o purê de batatas, a maisena, a margarina culinária e sal, até formar uma massa homogênea. Reserve.

Modo de Preparo do recheio:

Refogue a cebola e o alho na margarina culinaria, até ficarem bem douradinhos. Acrescente a carne moída, mexendo sempre, até cozinhar. Junte a azeitona, a salsinha, sal e pimenta. Misture bem e depois deixe esfriar.

Com a massa reservada, faça bolinhas, abra e recheie com a mistura anterior. Feche eles em fomato de croquete. Frite o bolinho de batata em óleo suficiente para cobri-lo. Escorra em papel toalha e sirva a seguir.

Receita de bolinho com farinha de batata

Ingredientes:

500 g de farinha de batata

900 ml de leite gelado

1 ovo

75 g de manteiga ou margarina

2 e ½ colheres (chá) de sal

Pimenta a gosto.

Modo de Preparo:

Bata os ovos, adicione o leite, os temperos a gosto e misture em um recipiente fundo. Com o leite em movimento, usando um batedor, misture a farinha de batata em um fluxo constante e continue mexendo com vigor, em movimentos circulares nos sentidos horário e anti-horário por aproximadamente 15 segundos até a massa ficar homogênea.

Derrame a mistura em seu estado ainda líquido em uma travessa para facilitar a sova e deixe descansar por 5 minutos. Após adquirir firmeza, sove a massa manualmente com a manteiga ou margarinaMonte os bolinhos com o recheio de sua preferência. Frite entre 160°C a 170°C por 2 a 3 minutos.

Gostou das dicas de receitas sem glúten? Então prove o bolinho de batata e deixe um comentário! Não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
sem glúten
receitas
alimentação saudável
batata

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ