Sem Glúten

21/10/2014 05:00 - Atualizado em 06/12/2016 12:19

Confira receita de bolo de chocolate sem glúten

Receita do bolo de chocolate sem glúten tem 440 calorias e rende 10 porções.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Saboroso e com uma calda cremosa, o bolo de chocolate sem glúten é uma deliciosa opção de lanche para os intolerantes ao glúten. De rápido preparo, cerca de 40 minutos, o bolo sem glúten conta com fubá, amido de milho, claras em neve e outros ingredientes. Confira!

bolo-de-chocolate-sem-gluten

Receita de bolo de chocolate sem glúten

O bolo de chocolate sem glúten tem 440 calorias e rende 10 porções.

Ingredientes da massa:

3 gemas
1 xícara de açúcar
2 tabletes de margarina culinária em temperatura ambiente
1 xícara de amido de milho
Meia xícara de fubá
1 xícara de chocolate em pó
Meia xícara de leite
1 colher de sopa de fermento em pó
3 claras em neve.

Forma:

Passe margarina e polvilhe a forma com açúcar. Dê preferência para as formas com furo no meio. Deixe o forno aquecendo a 180ºC por mais ou menos 20 minutos.

Modo de Preparo da massa:

Em uma batedeira, coloque as gemas, o açúcar, a margarina. Bata os ingredientes até que formem um creme. Em outra tigela, peneire o amido de milho, o fubá e o chocolate em pó. Junte o conteúdo a batedeira. Coloque o leite também. Bata até que vire uma massa homogênea. Desligue a batedeira, coloque o fermento e misture levemente. Acrescente as claras em neve.

Na forma previamente untada, espalhe a massa do bolo de chocolate sem glúten com uma colher. Coloque no forno por mais ou menos 35 minutos. Para descobrir se o bolo está pronto, espete um palito, se ele sair seco, o bolo sem glúten está pronto. Quando o bolo de chocolate sem glúten estiver morno, desenforme e coloque a calda.

Ingredientes da cobertura:

Meia xícara de açúcar
Meia xícara de chocolate em pó
4 colheres de sopa de leite
2 colheres de sopa de margarina culinária.

Modo de Preparo da cobertura:

Coloque o açúcar, o chocolate em pó, o leite e a margarina em uma panela. Misture bem. Leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando. Deixe no fogo até ferver e ficar mais grosso. Esse processo demora mais ou menos 5 minutos. A cobertura deve ser jogada sobre o bolo de chocolate sem glúten.

O que é a intolerância ao glúten?

Os intolerantes ao glúten não absorvem a substância corretamente. Os sintomas da intolerância ao glúten são diarreia, perda de peso, falta de crescimento nas crianças, queda de cabelo e fadiga. Para quem sofre com essa restrição alimentar não pode consumir, por exemplo, pães, massas, biscoitos e cervejas. 

Alimentos sem glúten: frutas, legumes e verduras, arroz e derivados como farinha de arroz, derivados de milho, tapioca, fécula de batata, carnes, sal, açúcar, chocolate em pó, cacau, gelatinas, óleos e manteigas e margarinas em geral.

Curtiu nossas dicas de nutrição? Então deixe um comentário! E não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
receitas
alimentação
nutrição
dieta
glúten

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ