Sem Glúten

19/03/2015 05:24 - Atualizado em 05/12/2016 07:25

Chuchu recheado garante nutrientes para quem quer emagrecer

O chuchu recheado é rico em fibras, proteínas, vitamina C e antioxidantes.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Com pouquíssimas calorias, o chuchu é livre de colesterol e gordura saturada. Indicado para quem deseja emagrecer, o legume é versátil e permite a criação de diversas receitas saudáveis, como o chuchu recheado. O prato é livre de glúten e tem um sabor delicioso.

Aprenda a preparar a receita e confira como os ingredientes ajudam você a levar uma vida mais saudável.

chuchu-recheado

Benefícios do chuchu recheado

Com apenas 38kcal em uma xícara, o chuchu é rico em fibras. Para quem tem dificuldades para ir ao banheiro, o consumo do legume garante o melhor funcionamento do intestino. Além disso, é fonte de vitamina C e de antioxidantes, que neutralizam a ação dos radicais livres, causadores do câncer e do envelhecimento.

O prato é recheado com carne moída, uma fonte de proteínas que ajuda a garantir a silhueta sequinha. Para quem pratica atividades físicas e procura conquistar um corpo mais musculoso, o consumo de carne magra é essencial. Ela pode ser ingerida pura ou com molho preparados com ingredientes naturais.

Já o alho, usado no tempero da receita, previne o aparecimento de doenças cardiovasculares e cerebrovasculares. Também atua contra os radicais livres e aumenta a imunidade, garantindo a saúde.

Outro ingrediente importante do chuchu recheado é o leite, presente no molho branco. Rica em cálcio, que fortifica os ossos, a bebida também contém proteínas, carboidratos, gorduras e minerais, sendo considerada um dos alimentos mais completos.

Receita de chuchu recheado

Ingredientes do chuchu cozido:

- 3 chuchus

- 1 litro de água

- Sal a gosto.

Ingredientes do molho à bolonhesa:

- ½ cebola picada

- ½ dente de alho picado

- 1 colher e ½ de azeite

- 100g de extrato de tomate

- 250g de carne moída

- 1 xícara de água

- Sal e pimenta a gosto.

Ingredientes do molho branco:

- 500ml de leite

- 4 colheres de sopa de amido de milho

- Sal a gosto.

Modo de preparo do chuchu:

Coloque os chuchus numa panela com água. Acrescente o sal e deixe cozinhar até que fiquem moles. Retire os legumes do recipiente e corte-os ao meio, retirando a casca.

Modo de preparo do molho:

Dentro de uma panela, coloque o azeite, a cebola e o alho. Frite bem. Em seguida, acrescente o extrato de tomate. Deixe a mistura refogar por mais ou menos dez minutos, mexendo sempre que necessário. Adicione a carne. Deixe-a cozinhar e tempere com sal e pimenta. Misture mais um pouco, até engrossar o molho.

Se você preferir incrementar ainda mais seu chuchu recheado, prepare o molho branco. É só ferver o leite e o amido de milho em fogo médio.

Montagem:

Separe um prato refratário. Coloque os chuchus, sem o miolo, virados para cima. Recheie com o molho bolonhesa e, por cima, despeje camadas de molho branco. Se preferir, finalize a montagem adicionando queijo ralado. Leve o chuchu recheado para o forno médio por mais ou menos 15 minutos, ou até que o queijo derreta.

Gostou da receita? Conte para nós! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
chuchu
molho à bolonhesa
vitamina c
poucas calorias

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ