Sem Glúten

04/04/2016 10:00 - Atualizado em 11/12/2016 11:35

Chapati: Aprenda a fazer pão indiano sem glúten

Aprenda também a fazer homus, sugestão de recheio para a receita.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A culinária indiana proporciona diversas opções saudáveis para quem está de dieta. Uma delas é o pão chapati. Levinho e com poucas calorias, ele é uma alternativa para matar a fome fora de hora. E o melhor é que a receita original pode ser adaptada para uma versão sem glúten, liberada para o cardápio de pessoas com a doença celíaca.

chapati no prato

Chapati sem glúten

O chapati é um pão que combina com todas as refeições. Seja no café da manhã, no lanche da tarde ou como entrada de um jantar especial, ele vai bem de diferentes maneiras. Uma sugestão é fazer um "wrap" com vegetais e saborear um prato leve e nutritivo. Também dá para servi-lo com homus ou outra pasta. Confira as receitas a seguir.

Ingredientes:

- 2 xícaras e ½ de farinha de arroz

- ¼ de xícara de óleo ghee

- 1 xícara de água morna

- Sal a gosto.

Modo de Preparo:

Junte a farinha, o óleo e o sal em uma tigela. Mexa os ingredientes e vá adicionando a água morna aos poucos. Misture até que vire uma massa homogênea.

Sove com as mãos por dez minutos. Divida a massa em bolinhas de quatro centímetros de diâmetro. Abra com a ajuda de um rolo de madeira, espalhando o pão sobre uma mesa enfarinhada.

Aqueça uma frigideira sem adicionar óleo ou azeite. Coloque a massa do chapati e aguarde um ou dois minutos. Vire para tostar do outro lado. Depois, segure o pão indiano com uma pinça e leve-o para perto da chama do fogão, sem panela. Quando der uma leve dourada, retire e sirva numa travessa.

Sugestão de recheio: Homus

Essa pasta é perfeita para rechear o chapati. Livre de glúten e fonte de nutrientes, ela proporciona um sabor todo especial à receita. 

Ingredientes:

- 2 xícaras de grão-de-bico cozido

- ½ xícara da água do cozimento do grão-de-bico

- 2 dentes de alho picados

- 1 colher de sopa de pasta de gergelim

- 1 colher de sopa de óleo de gergelim

- Sumo de 1 limão.

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador até que virem uma pasta cremosa. Despeje em uma tigela e leve para a geladeira por uma hora antes de servir.

Que tal experimentar as receitas? Depois nos conte o resultado! Aproveite e compartilhe o artigo com seus amigos para ver o que eles acham do chapati. E não se esqueça de conferir outras dicas de saúde e alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
homus
pão sem glúten
dieta
doença celíaca

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ