Sem Glúten

12/02/2016 02:00 - Atualizado em 06/12/2016 10:15

Caldo de legumes caseiro dá mais sabor às receitas

O condimento é mais saudável e pode ser usado em diversos pratos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Se você adora uma comida bem temperada e quer manter a saúde em dia, o caldo de legumes caseiro é uma ótima alternativa para dar mais sabor aos seus pratos. Superfácil de preparar, ele pode ser usado em risotos, molhos, sopas e muito mais.

Os caldos industrializados são verdadeiros vilões para a saúde do organismo. Devido aos altos teores de ingredientes como sódio e glutamato monossódico, eles contribuem para a retenção de líquidos, o inchaço abdominal e, até mesmo, problemas cardiovasculares.

A seguir, veja como fazer uma versão mais saudável do condimento e, de quebra, aprenda a preparar um saboroso risoto de legumes.

caldo de legumes na sopa

Caldo de legumes caseiro

Ingredientes:

- 2 cenouras

- 2 talos de salsão

- 1 cebola grande

- 2 litros de água

- 2 folhas de louro

- 3 cravos-da-índia

- 5 grãos de pimenta-do-reino.

Modo de Preparo:

Lave bem todos os legumes, especialmente as folhas de salsão. Descasque a cebola e corte-a em quatro partes. Corte a cenoura em fatias grossas e o salsão, em pedaços de cerca de cinco centímetros.

Numa panela, junte os legumes, as folhas de salsão e os temperos. Adicione a água e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos.

Desligue o fogo e, com uma peneira fina, coe o caldo de legumes. Conserve na geladeira por até cinco dias ou congele por até três meses. Vale usar forminhas de gelo para facilitar o descongelamento.

Sugestão: Risoto de legumes

Ingredientes:

- 5 colheres de sopa de azeite de oliva

- 1 xícara de chá de cebola picada

- 1kg de arroz para risoto

- 2 xícaras de chá de vinho branco

- Caldo de legumes

- ½ xícara de chá de ervilha

- ½ xícara de chá de milho

- ½ xícara de chá de brócolis

- ½ xícara de chá de cenoura em cubos

- ½ xícara de chá de berinjela em cubos

- ½ xícara de chá de abobrinha em cubos

- ½ xícara de chá de tomate em cubos

- 5 xícaras de chá de queijo parmesão ralado grosso

- 4 colheres de sopa de manteiga

- Sal a gosto.

Modo de Preparo:

Em uma panela, aqueça o azeite com a cebola até murchar. Acrescente o arroz e refogue um pouco, depois junte o vinho. Quando secar, adicione aos poucos o caldo de legumes. Cozinhe em fogo alto, mexendo sempre.

Quando o arroz estiver quase cozido, incorpore os legumes, do mais duro até o que cozinha mais rápido. Finalize com o parmesão e a manteiga. Mexa bem para que os sabores se misturem. Se necessário, acrescente sal.

Tem outra dica para utilizar o caldo de legumes caseiro? Conte para nós! E aproveite para conferir outras sugestões para sua dieta aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
Risoto
vegetais
condimento
dieta

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ