Sem Glúten

28/08/2014 09:13 - Atualizado em 02/12/2016 06:47

Brigadeiro sem glúten é tão delicioso como o tradicional

Receita de brigadeiro sem glúten é uma opção saborosa para pessoas com restrições alimentares.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Em festas de aniversário, principalmente quando a maioria dos convidados é de crianças, não tem para ninguém: o brigadeiro é o carro-chefe entre os vários tipos de docinhos.

E é quase um pecado se privar de experimentar uma delícia dessas por conter glúten na receita, não é mesmo? Pois saiba que é possível fazer uma receita de brigadeiro sem glúten que fica tão bonita e saborosa quando a convencional. A receita é rápida e pode ser feita no micro-ondas.

brigadeiro-sem-gluten

Muitas pessoas têm intolerância ou sensibilidade ao glúten, o que acaba fazendo com que elas tenham diarreia, prisão de ventre, anemia, rinite, sinusite, alguma alteração na pele, entre outros sintomas, ao consumirem algo que contenha a substância.

Casos mais graves, como quem possui a doença celíaca, fazem com que ao ingerir glúten o intestino delgado seja impedido de absorver alguns nutrientes vitais que os alimentos possuem. Além disso, uma dieta sem glúten ajuda na perda de peso, já que a falta dele acelera o metabolismo do organismo humano, facilitando o emagrecimento. Aprenda como fazer brigadeiro sem glúten.

Brigadeiro sem glúten

Ingredientes:

- 1 xícara de leite de soja em pó (com ou sem lactose)

- ½ xícara de adoçante culinário

- 1 colher de cacau em pó

A receita do brigadeiro sem glúten pode ser feita com cacau em pó, chocolate em pó ou com achocolatado. Veja a diferença entre usar um ou outro:

- Cacau em pó: como o nome diz, trata-se apenas de cacau, sem adição de açúcares ou outras substâncias. É mais concentrado, mais forte. Portanto, rende bem mais nas receitas.

- Chocolate em pó: é uma mistura, que contém açúcares.

- Achocolatado: além do cacau e do açúcar, possui aditivos como leite em pó e vitaminas. Pode também ser usado para receitas em geral, mas é necessário ter atenção. Além do leite em pó, nocivo aos intolerantes, o sabor do chocolate é menos intenso e o açúcar pode deixar a receita muito doce.

Modo de Preparo do brigadeiro sem glúten

Utilize uma tigela grande e que possa ir ao micro-ondas. Dê preferência a um recipiente de vidro, já que alguns plásticos, ao serem aquecidos, podem liberar substâncias cancerígenas ou até mesmo derreter.

Nela, acrescente o leite em pó, o adoçante e o cacau. Com o auxílio de uma colher, misture bem. Em seguida, acrescente de 100 a 150 ml de água, mexendo sempre. A quantidade de água varia conforme o leite em pó utilizado, mas a mistura deve ficar consistente como uma cobertura de bolo.

Nessa hora vale provar um pouco e se certificar de que os ingredientes estão na proporção correta. Caso contrário, vale acrescentar um pouquinho mais de cacau ou adoçante. Leve então ao micro-ondas por cerca de 5 minutos em potência alta, mexendo a metade do tempo. Depois disso, está pronto: é só esperar esfriar que a massa dará o ponto exato de brigadeiro.

O brigadeiro sem glúten pode ser comido quente, caso você queira. Porém as tradicionais bolinhas com granulado são sempre uma ótima opção. A maioria das opções de chocolate granulado não contêm glúten, portanto podem ser utilizadas sem maiores problemas.

E aí, gostou das nossas dicas? Compartilhe e deixe um comentário!

TAGS
sobremesa
brigadeiro
doce
doença celíaca
glúten

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ