Sem Glúten

24/03/2015 01:38 - Atualizado em 06/12/2016 11:25

Bolo de abacaxi sem glúten: Aprenda a fazer essa delícia

O bolo de abacaxi sem glúten conta com uma saborosa calda cremosa da fruta.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A farinha com glúten está presente na maioria dos bolos e tortas, o que dificulta a vida de quem tem doença celíaca ou é intolerante à substância. Porém, sempre é possível encontrar uma alternativa saudável para todos os públicos. Confira essa deliciosa receita de bolo de abacaxi, que também conta com calda da fruta.

Bolo de abacaxi sem glúten

Ingredientes do bolo:

- 2 fatias de abacaxi fresco

- ½ xícara de óleo

- 100ml de leite zero lactose

- 3 claras

- 3 gemas

- 150g de açúcar demerara

- 2 colheres de fécula de batata

- 240g de farinha de arroz

- 100g de polvilho doce

- 1 colher de fermento químico em pó.

bolo de abacaxi

Ingredientes da calda:

- 200ml de água

- ¾ de xícara de açúcar

- Fatias de abacaxi.

Modo de preparo da calda:

Em uma panela, coloque o açúcar e um pouquinho de água. Deixe a mistura derreter e virar uma calda. Coloque as fatias de abacaxi e deixe-as cozinhar, formando um doce. Em seguida, quando engrossar, leve a calda para uma forma. Espalhe bem para que o bolo de abacaxi fique decorado.

Se quiser, adicione pitadas de canela na calda. A mistura garante aroma e sabor diferenciados.

Modo de preparo da massa:

Ligue o forno em temperatura média. No liquidificador, coloque o abacaxi, o óleo, as gemas, o açúcar, o leite e as farinhas. Bata bem todos os ingredientes.

Em um prato fundo, bata as claras em neve e, quando estiverem prontas, adicione-as à mistura do liquidificador. Bata lentamente a massa do bolo de abacaxi e adicione fermento. Misture mais um pouco.

Despeje a massa do bolo de abacaxi na forma. Leve-a ao forno e deixe assar por até 25 minutos. Retire o bolo e deixe esfriar. Desenforme e sirva.

Faça outras versões

O bolo de abacaxi pode ser adaptado para outras opções. Se você preferir morangos, mude os ingredientes da receita e prepare um bolo suave com iogurte. Outra sugestão é trocar o abacaxi por banana com frutas secas.

Benefícios do bolo de abacaxi

Com sabor ácido e adocicado ao mesmo tempo, o abacaxi é rico em vitaminas C, A e B1. Entre os seus nutrientes, estão magnésio, cobre, manganês, ferro, fibras e bromelina, enzima com efeitos anti-inflamatórios e preventivos de câncer.

O consumo da fruta também auxilia na melhora da imunidade e no funcionamento do organismo. Com poucas calorias - cerca de 52kcal a cada 100g -, o abacaxi é diurético e auxilia na perda de peso.

Se você quiser aproveitar os benefícios da fruta, como uma fatia fina como sobremesa do almoço. 

Gostou da receita de bolo de abacaxi sem glúten? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para conferir dicas de nutrição e ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
abacaxi
bolo
sobremesa
lanche da tarde

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ