Sem Glúten

07/09/2015 08:53 - Atualizado em 25/11/2016 11:54

Bolinho de arroz serve como petisco sem glúten

Confira também como preparar um catchup caseiro de acompanhamento.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Receitas sem glúten não são apenas para celíacos, mas também quem está querendo perder peso e aposta em dietas com restrições ao consumo da proteína. E que tal experimentar um bolinho de arroz livre da substância? Além de ser um petisco mais leve e saudável, é fácil de preparar.

Para complementar o bolinho de arroz, você pode fazer alguns molhos como acompanhamento. As opções também são mais saudáveis e dão um toque especial para a hora do petisco. A sugestão do Vivo Mais Saudável é um catchup caseiro. Confira as receitas!

bolinho de arroz sem gluten

Receita de bolinho de arroz

Ingredientes:

- 2 xícaras de arroz cozido

- 2 ovos inteiros

- Cheiro-verde bem picadinho

- Farinha de arroz

- Sal a gosto.

Modo de Preparo:

Em uma vasilha grande, coloque o arroz cozido, os ovos, o cheiro-verde e o sal. Misture bem com uma colher. Aos poucos, vá adicionando a farinha de arroz e amassando com as mãos, até a massa não grudar mais nas e o bolinho não se quebrar. Cuidado para não exagerar na farinha, pois o bolinho de arroz pode ficar duro.

Para fazer as bolinhas, use como medida uma colher de sopa. Coloque óleo em uma frigideira funda e aqueça-o em fogo médio. Frite os bolinhos até dourarem e tire-os com um garfo, escorrendo o óleo e colocando em um papel absorvente para retirar o excesso de gordura. Agora é só servir como petisco!

Saiba Mais
Arroz vermelho pode ser um importante aliado da saúde
Calorias do arroz dependem da maneira como você cozinha
Batata frita de forno é alternativa saudável ao petisco

Catchup caseiro para acompanhar

O bolinho de arroz fica ainda mais saboroso com um molho como acompanhamento. Para não sair da linha, confira uma receita de catchup caseiro, muito mais saudável e sem os conservantes da versão industrializada.

Ingredientes:

- 150g de beterraba descascada e cortada em cubos pequenos

- 300g de cenoura sem casca cortada em rodelas finas

- 720ml de água

- 1 colher de chá de vinagre de maçã

- 2 colheres de sopa de molho shoyu

- 3 raminhos de orégano fresco (só as folhas) ou 1 colher de sobremesa de orégano seco

- 1 folha de louro

- ¼ de xícara de folhas de manjericão

- 1 pitada de flor de sal ou sal marinho.

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo alto até levantar fervura. Quando ferver, abaixe o fogo, coloque a tampa da panela e cozinhe até que a cenoura e a beterraba estejam bem macias.

Então, retire a folha de louro e bata o restante no liquidificador até a textura ficar semelhante ao catchup, bem cremosa. Na hora de bater, verifique se é preciso acrescentar um pouco de água para ajudar na mistura. Fique de olho na textura.

Deixe esfriar e sirva juntamente com o bolinho de arroz ou qualquer outro petisco. O catchup caseiro pode ser guardado na geladeira por até três dias em pote de vidro com tampa.

Que achou das receitas? Curtiu a ideia de preparar um petisco mais leve? Deixe sua opinião nos comentários! E aproveite para conferir outras dicas de saúde e alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
petisco
lanche sem glúten
catchup caseiro
tira-gosto

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ