Sem Glúten

17/01/2015 03:45 - Atualizado em 03/12/2016 06:10

Bolinho caipira sem glúten é lanche saudável

O bolinho caipira pode ser recheado com carne moída ou frango desfiado.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O bolinho caipira conta com ingredientes sem glúten, como farinha de mandioca e farinha de milho amarela. Saboroso, o quitute pode ser preparado e servido como petisco. Confira como fazer a deliciosa receita com duas opções de recheio: frango desfiado ou carne moída.

bolinho_caipira

Bolinho caipira

De fácil preparo, o bolinho pode ser o petisco do churrasco ou do jantar de final de semana. Acompanhe a receita:

Ingredientes da massa:
2 colheres de sopa de farinha de mandioca
½ quilo de farinha de milho amarela
1 cubinho de caldo de carne
4 colheres de sopa de óleo
1 litro e ½ de água

Ingredientes do recheio:
400 gramas de carne moída crua
Cebola picada
Alho amassado
Salsinha picada
Cebolinha picada
Sal
Pimenta-do-reino

Modo de Preparo da massa:
Coloque as farinhas dentro de uma tigela e misture-as com as mãos. Acrescente o alho e reserve. Adicione água numa panela e derreta o cubinho de caldo de carne. Jogue as farinhas dentro da panela e misture bem. Deixe a mistura do bolinho caipira cozinhar por mais ou menos três minutos. Para a receita ficar no ponto, não pare de mexer.

Modo de Preparo do recheio:
Coloque a carne moída crua, a cebola picada, o alho amassado, a cebolinha e a salsinha picada, o sal e a pimenta-do-reino dentro de um refratário. Misture todos os ingredientes do bolinho caipira com as mãos, até que fiquem homogêneos.

Montagem do prato:
Coloque um pouquinho da massa do bolinho caipira em sua mão. Amasse com a palma da outra mão. Ponha um pouco do recheio no meio da massa e feche-a. Se quiser, faça um biquinho. Faça bolinhos com toda a massa. Esquente o óleo e coloque-os dentro da panela. Deixe-os até que fiquem dourados. Retire da panela e escorra em um papel.

O bolinho também pode virar um grande bolo. Para isso, espalhe uma camada de massa, uma de recheio e mais uma de massa em uma forma de vidro. Leve para o forno e deixe assar até que fique dourado.

Recheio de frango para o bolinho caipira

O frango desfiado é uma variação para o recheio do bolinho de caipira. Se você quiser, pode incluir alguns ingredientes na receita.

Ingredientes:
400 gramas de frango desfiado
Cebola picada
Alho amassado
Salsinha picada
Cebolinha picada
Sal
Pimenta-do-reino

Modo de Preparo:
Coloque o frango desfiado, a cebola picada, o alho amassado, a cebolinha e a salsinha picadas, o sal e a pimenta-do-reino dentro de um refratário. Misture todos os ingredientes do bolinho com as mãos, até que fiquem homogêneos.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
celíacos
receitas
carne moída

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ