Sem Glúten

09/08/2015 12:00 - Atualizado em 02/12/2016 03:32

Bolinha de queijo: Faça essa delícia sem glúten

Ótima opção de aperitivo ou lanche especial, o quitute é saboroso e superfácil de preparar.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Todos sabemos que aquele momento em família é uma delícia. Com um pouco de criatividade, é possível deixá-lo ainda mais gostoso. A bolinha de queijo é um lanche cheio de sabor e que vai surpreender.

Além de saborosas, as duas receitas são livres de glúten, colaborando para uma alimentação mais saudável. Porém, lembre-se que o petisco é frito e, por isso, deve ser consumido com moderação. Veja como preparar.

bolinha de queijo

Bolinha de queijo tradicional

Ingredientes:

- 300g de queijo muçarela ralado em ralo grosso

- 300g de queijo minas meia cura ralado em ralo grosso

- 2 colheres de sopa de requeijão

- 1 ovo pequeno

- 3 colheres de sopa bem cheias de amido de milho

- Sal e orégano a gosto.

Modo de Preparo:

Separe uma tigela e misture todos os ingredientes com as mãos, até ficar uma massa homogênea. Faça bolinhas do tamanho que desejar e vá arrumando numa assadeira.

Leve à geladeira por duas horas. Não é necessário congelar. Depois, frite em óleo não muito quente - em torno de 160 graus Celsius - durante quatro ou cinco minutos. Prepare poucas bolinhas por vez para não baixar demais a temperatura do óleo.

Bolinha de "queijo"

Ingredientes:

bolinha de queijo- 2 xícaras de arroz cozido

- 1 xícara de abóbora cozida e amassada

- 1 colher de chá de alho em flocos

- 2 colheres de chá de orégano

- 2 colheres de sopa de farinha de arroz

- ½ xícara de farinha de mandioca crua e bem fina misturada com ½ xícara de fubá

- Sal a gosto

- Óleo vegetal para fritar.

Modo de Preparo:

Bata o arroz em temperatura ambiente no processador. É preciso diminuir bastante o tamanho dos grãos e formar uma bola de massa.

Junte a abóbora e bata mais um pouquinho, até a bola se desfazer. Transfira a massa para uma vasilha e junte o alho, o orégano, o sal e a farinha de arroz.

Misture para formar uma massa homogênea. Ela fica mole, mas consistente o bastante para enrolar com as mãos. Faça bolinhas do tamanho de salgadinhos e passe na mistura de farinha de mandioca e fubá.

Frite em óleo quente até as bolinhas de queijo ficarem douradas. Sirva logo em seguida. Se você for alérgico a milho, pode trocar o fubá por farinha de rosca. Torre qualquer pão sem glúten no forno e passe no liquidificador para formar a farinha.

Que tal deixar o seu lanche desta tarde diferente e saboroso com a bolinha de queijo? Chame a família e os amigos e faça a alegria de um momento delicioso na companhia daquelas pessoas especiais. Depois nos conte o resultado! E aproveite para conferir outras dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
petisco
lanche sem glúten
fritura
queijo minas

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ