Sem Glúten

15/03/2015 08:21 - Atualizado em 06/12/2016 07:27

Arroz de forno é opção para celíacos: Veja como preparar

Aprenda a fazer uma receita fácil de arroz de forno sem glúten.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Para quem é celíaco ou possui intolerância ao glúten, o arroz de forno pode ser uma ótima opção. Com uma dieta livre da proteína, essas pessoas precisam encontrar produtos e receitas diferenciadas. Muitas marcas já possuem versões sem glúten, e sempre é possível adaptar os pratos, substituindo a substância e preservando o sabor.

Arroz de forno sem glúten

O glúten é uma proteína presente no trigo, no centeio e na cevada, cereais que fazem parte da composição de muitos alimentos. As pessoas que possuem doença celíaca ou intolerância não podem consumir essa substância devido a uma deficiência no sistema digestivo. Nesses casos, comer glúten causa inchaço, distensão abdominal, diarreia, enjoo e vômito.

arroz de forno

Outras pessoas, mesmo sem possuir sensibilidade ao glúten, optam por manter uma dieta sem a proteína, que ajuda na perda e no controle do peso. Isso ocorre porque a maioria dos alimentos com glúten são altamente calóricos e contribuem para o acúmulo de gordura, quando consumidos em excesso. Pão, massas e bolachas são alguns exemplos.

Por isso, adaptar as receitas com ingredientes livres da proteína pode ser uma ótima opção. Porém, é importante ter uma orientação nutricional para não ficar com nenhuma deficiência de nutrientes e vitaminas na alimentação diária.

O arroz de forno é uma refeição muito indicada para quem quer manter um cardápio sem glúten. Além de o almoço ficar mais leve e saudável, o prato é fácil de preparar e o resultado também é delicioso.

Receita de arroz de forno

Ingredientes:

- 3 xícaras de arroz cozido

- ½ pacote de ervilhas frescas (podem ser congeladas)

- 1 cenoura ralada

- Pimentão vermelho em cubinhos a gosto

- 1 cebola picada

- Queijo muçarela picado a gosto

- 1 xícara de leite desnatado

- 4 colheres de sopa de requeijão light

- 2 ovos grandes ou 2 pequenos batidos

- Queijo ralado a gosto

- Sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo:

Para preparar o arroz de forno, comece cozinhando a ervilha e acrescente a cenoura ralada e a cebola picada. Deixe cozinhar por alguns minutos, sem que a cenoura fique muito mole. Coloque o arroz numa tigela, junte a mistura da ervilha com a cenoura, incluindo o pimentão picado e o queijo, mexendo bem para misturar.

Em outro prato, bata os ovos com um batedor, adicione o requeijão, o leite, o queijo ralado, o sal e a pimenta, batendo até ficar tudo bem misturado. Coloque a mistura com arroz num prato e o creme de ovos por cima. Então leve ao forno preaquecido à 180ºC por cerca de 30 minutos, ou até começar a dourar.

Agora é só retirar do forno e servir quente. O arroz de forno é um prato ótimo para uma refeição em família, pois é rápido, fácil e delicioso. Caso sobre arroz, legumes e outros ingredientes, é possível guardá-los e aproveitá-los para a próxima refeição.

Gostou da receita de arroz de forno sem glúten? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para conferir outras dicas de alimentação e ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
dieta
receita
arroz
celíaco

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ