Sem Glúten

01/07/2015 01:17 - Atualizado em 06/12/2016 04:55

Aproveite os benefícios do bolo de batata doce

Fácil de preparar, a receita de bolo de batata doce pode ser feita em forma grande ou em formato de muffins.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Ingrediente indispensável na dieta dos adeptos da musculação, a batata doce ocupa espaço no prato de quem deseja um corpo malhado. Com altos níveis de fibra, o tubérculo é fonte de vitamina A e cálcio, duas substâncias que auxiliam na criação de energia para o metabolismo. Uma forma de consumo saudável é se dá com o bolo de batata doce, que é  livre de glúten e de lactose.

A batata doce é encontrada em tons de amarelo, branco e roxo. O seu período de safra é de janeiro a julho, sendo muito utilizada durante as festividades juninas. É fácil de preparar, podendo ser cozida, frita ou assada.

Ela pode ser incluída em refeições pré e pós-treino. Por garantir energia, ela ajuda a potencializar a malhação, sendo importante para o fortalecimento e desenvolvimento de músculos. Juju Salimeni, famosa por seu corpo escultural, é fã da raiz e costuma consumi-la combinada com frango.

bolo de batata doce

Prepare o bolo de batata doce

Sem glúten e lactose, o bolo de batata doce rende 10 bolinhos em formato de muffin. Se preferir, crie uma versão clássica, utilizando forma com redonda com furo central.

Ingredientes:

- 1 xícara de batata doce cozida, descascada e amassada

- 1 ovo

- ⅓ xícara de xarope de agave

- 1 colher de sopa de óleo de coco

- ½ xícara de farinha de aveia

- 2 colheres de sopa de fécula de batata

- ¼ xícara de polvilho doce

- ⅓ xícara de água

- 1 colher de sopa de fermento

- 1 pitada de sal.

Modo de Preparo:

No liquidificador, coloque a batata doce amassada. Acrescente o ovo, o xarope e o óleo. Bata até que todos os ingredientes formem uma massa cremosa. Dentro de uma tigela, junte as farinhas e o sal. Adicione a massa aos poucos na farinha, incluindo a água.

Ligue o forno em temperatura média. Coloque o fermento e mexa para que fique homogêneo. Despeje a massa em forminhas ou em uma forma grande, untada com óleo e farinha de aveia. Leve ao forno por aproximadamente 30 minutos. Espere o bolo de batata doce esfriar e desenforme com cuidado.

Batata doce emagrece?

Essa é uma informação a mais para quem quer apostar no bolo de batata doce. De acordo com o instituto College of Agriculture and Life Sciences, dos Estados Unidos, o tubérculo tem vantagens para quem deseja chegar ao peso ideal. A pesquisa revelou que se trata de um alimento de baixo índice glicêmico, o que garante digestão mais lenta e saciedade duradoura, auxiliando no combate da obesidade.

O baixo índice glicêmico também permite que a glicose do alimento seja liberada aos poucos, evitando que ela seja acumulada no corpo como gordura. Para acertar na dieta e aproveitar os benefícios da raiz, marque consulta com nutricionista e siga as suas orientações.

Gostou de conhecer a receita de bolo de batata doce e seus benefícios? Deixe um comentário! E fique por dentro das novidades sobre alimentação no Vivo Mais Saudável.

TAGS
dieta
perder peso
emagrecer
ganhar músculos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ