Sem Glúten

21/08/2014 07:41 - Atualizado em 08/12/2016 07:21

Aprenda como fazer uma receita de coxinha sem glúten

Coxinha sem glúten é opção saborosa para quem está de dieta e para intolerantes ao glúten.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Festas de aniversário, comemorações de empresa e aquela saidinha no fim de tarde com os amigos são situações complicadas para pessoas que não podem comer alimentos com glúten, seja em casos de intolerância ou por opção de emagrecimento.

Boa parte dos quitutes que são oferecidos nesse tipo de ocasião possuem glúten, e você acaba se sentindo prejudicado por não poder comer o que gostaria. Para essas e outras situações, a coxinha sem glúten é uma opção muito fácil de preparar. Confira a receita a seguir.

coxinha-sem-gluten

Recheio da coxinha sem glúten

Ingredientes:

- 400g frango (peito, coxa e sobrecoxa)

- 2 litros de água para cozinhar

- 1 dente de alho socado para cozinhar o frango

- Sal a gosto

- Óleo e azeite a gosto (para refogar)

- 1 cebola picada

- 1 tomate sem pele e sem sementes

- 1 tablete ou saquinho de tempero pronto a gosto

- 1 colher (sopa) de salsa picada.

Modo de Preparo:

Fazer o recheio da coxinha sem glúten é bastante simples. Retire a pele do frango e cozinhe em na água com o alho e o sal. Após esfriar, utilize a opção pulsar do processador para desfiar o frango.

Em uma panela com óleo e azeite, refogue a cebola, os tomates, o alho amassado com o sal e o tempero pronto. Após, desligue o fogo, coloque a salsa picada e mexa. Uma dica é fritar com o óleo bem quente e deixar escorrendo. O recheio também pode ser feito com carne ou com legumes, para vegetarianos.

Massa da coxinha sem glúten

Ingredientes:

- 1 litro caldo de frango

- 1 colher de sopa margarina ou creme vegetal, medida cheia

- sal a gosto

- alho amassado, a gosto

- 1 colher de sopa salsa picada

- 1/2 quilo batata cozida e amassada

- 450 gramas farinha de arroz

- tempero a gosto

- fubá mimoso, para empanar.

Instruções de Preparo:

A receita da coxinha sem glúten leva em torno de 45 minutos para ficar pronta e rende cerca de 80 unidades. Confira o modo de preparo:

Passo 1: Deixe ferver em uma panela o caldo de frango reservado, a margarina (ou gordura vegetal), o tempero pronto, o alho com sal, a salsa e as batatas amassadas;

Passo 2: Coloque a farinha de arroz aos poucos e mexa até desgrudar da panela. Ponha em uma vasilha para que esfrie um pouco e então sove a massa;

Passo 3: Abra a massa na palma da mão em formato de círculo. Coloque um pouco do recheio no centro da massa e molde ela em forma de coxinha;

Passo 4: Quando estiverem prontas, molhe levemente elas na água, passe pelo fubá e as frite em óleo bem quente, até que o fubá fique amarelado. Agora é só se deliciar com a coxinha sem glúten.

Entenda a intolerância ao glúten

Muitas pessoas têm intolerância ou sensibilidade ao glúten, o que acaba fazendo com que elas tenham diarreia ou prisão de ventre, anemia, rinite, sinusite, alguma alteração na pele, entre outros sintomas.

Casos mais graves, como quem possui a doença celíaca, fazem com que ao consumir a substância o intestino delgado seja impedido de absorver alguns nutrientes vitais que os alimentos possuem.

Além disso, uma dieta sem glúten ajuda na perda de peso, já que a falta dele acelera o metabolismo do organismo humano, facilitando o emagrecimento.

Este é mais um motivo para você se dedicar e aprender receitas saborosas como a coxinha sem glúten, não é mesmo? Não deixe a sua condição especial estragar um dos maiores prazeres da vida, que é comer bem.

TAGS
sem glúten
receita
receitas saudáveis

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ