Sem Glúten

21/03/2016 06:00 - Atualizado em 04/12/2016 02:45

Aprenda como fazer hambúrguer caseiro sem glúten

Tanto o pão quanto a carne podem ser preparados com ingredientes sem glúten.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você sabe como fazer hambúrguer sem glúten? O segredo é não depender das versões industrializadas. Com os ingredientes certos, você consegue preparar em casa tanto o pão quanto a carne. Aí, o resto do recheio fica por sua conta. Confira a receita a seguir e delicie-se sem comprometer a dieta.

como fazer hambúrguer sem glúten

Como fazer hambúrguer: Comece pelo pão

Ingredientes:

- 1 xícara e ⅓ de farinha de arroz

- ⅔ de xícara de farinha de arroz moti

- 1 xícara de polvilho

- 1 colher de sopa de fermento biológico instantâneo

- 2 colheres de chá de gelatina em pó sem sabor

- 1 colher de sopa de CMC

- 1 colher e ½ de chá de sal

- 2 colheres de chá de açúcar

- 1 xícara e ¼ de água morna

- 4 ovos

- ¼ de xícara de azeite

- 1 colher de chá de vinagre de maçã.

Modo de Preparo:

Unte e enfarinhe forminhas para pão de hambúrguer. Junte as farinhas, o polvilho, o fermento biológico, a gelatina, o CMC, o sal e o açúcar em uma vasilha. Misture com um batedor de ovos. Em outra tigela, coloque a água morna, os ovos, o azeite e o vinagre de maçã. Mexa bem.

Leve o mix de farinhas e os ingredientes líquidos para a batedeira. Bata na velocidade mínima até obter uma mistura homogênea. Em seguida, mude para a velocidade máxima e bata por quatro minutos. Desligue.

Despeje duas colheres de massa em cada uma das forminhas. Guarde-as num lugar fechado - pode ser o micro-ondas - por 30 minutos. Os pães devem crescer.

Aqueça o forno a 205 graus Celsius. Espalhe as forminhas em uma assadeira e leve para assar por 15 minutos. Retire assim que estiver dourado. Aguarde esfriar e desenforme.

Segundo passo: Carne para hambúrguer

Ingredientes:

- 1kg de carne moída

- 1 cebola ralada

- 2 dentes de alho amassados

- Sal

- Pimenta-do-reino

- 1 colher de sopa de amido de milho.

Modo de Preparo:

Junte todos os ingredientes numa tigela e misture com as mãos. Molde a carne em formato de hambúrguer. Espalhe uma pequena quantidade de óleo de coco em uma frigideira e disponha os discos. Tampe e aguarde dourar. Vire do outro lado e espere ficar no ponto desejado.

Agora é só montar o hambúrguer caseiro com os ingredientes de sua preferência. Queijo cheddar, alface, tomate em rodelas... Que tal? Tem outras sugestões de recheio? Então deixe um comentário! E aproveite para conferir as dicas de saúde e nutrição do Vivo Mais Saudável.

TAGS
doença celíaca
dieta
lanche
pão caseiro

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ