Sem Glúten

08/12/2014 07:41 - Atualizado em 09/12/2016 05:43

Aprenda a preparar uma receita de chocotone sem glúten

Chocotone sem glúten pode ser feito em casa e é opção para quem possui restrição alimentar.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O chocotone é um dos presentes da época de Natal. Esse tipo de bolo é famoso por seu sabor característico e gotas de chocolate. Para os celíacos, o chocotone sem glúten é a versão liberada dessa delícia. Saiba como preparar e veja como fazer uma farinha especial sem glúten.

chocotone

Chocotone sem glúten

O chocotone sem glúten é saboroso e fácil de preparar. Faça em casa e presenteie os seus amigos e familiares.

Ingredientes:

2 xícaras da mistura de farinha sem glúten
½ colher de chá de sal
¼ de xícara de açúcar granulado
1 colher e ½ de chá de CMC
2 colheres de chá de fermento biológico seco
1 xícara de água mineral morna
1 ovo;
1 colher e meia de de sopa de óleo
½ colher de sopa de essência de panetone
½ xícara de mini gotas de chocolate.

Modo de Preparo:

Dentro de uma tigela, coloque a farinha sem glúten, o sal, o açúcar, o CMC e o fermento biológico e misture bem. Ponha uma pequena quantidade de água e bata lentamente. Acrescente os ovos batidos com óleo e a essência de panetone. Coloque a mistura na batedeira e bata em velocidade máxima por mais ou menos 3 minutos. Quando estiver pronto, tire da batedeira e acrescente as gotas de chocolate.

Coloque a mistura do chocotone sem glúten dentro de uma forma para panetone untada com óleo e farinha. Deixe de lado por mais ou menos 40 minutos. Ligue o forno em temperatura alta. Quando estiver passado os 40 minutos de descanso, leve a massa para dentro do forno e asse por 30 minutos. Aos 20 minutos baixe a temperatura para média.

Quando você retirar o chocotone sem glúten do forno, passe uma pequena quantidade de creme vegetal por cima.

Farinha sem glúten

Ingredientes:

2 xícaras de farinha ou creme de arroz
⅔ de xícara de fécula de batata
⅓ de xícara de polvilho doce.

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes dentro de uma tigela. Quando estiverem bem misturados, coloque dentro de um pote bem vedado e guarde. A farinha sem glúten pode ser guardada por um longo tempo. Antes de usar, verifique se ela ainda está própria para uso.

Chocotone sem glúten especial

O chocotone sem glúten pode ser ainda mais saboroso com frutas secas. Parecendo um panetone, a mistura fica extremamente saborosa e fácil de fazer. A dica é jogar as frutas cristalizadas, uvas passas, nozes, amêndoas e goji berry na receita, misturando bem. Quando estiver pronto, corte e aproveite o bolo de natal

Para deixar o chocotone ainda mais saboroso, combine a delícia com uma bola de sorvete. Se quiser, coloque uma pequena quantidade de calda de chocolate. É importante sempre verificar se os ingredientes contêm glúten.

Gosta das nossas dicas de receitas e alimentação? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
natal
fim de ano
alimentação
receitas

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ