Sem Glúten

02/01/2015 11:19 - Atualizado em 06/12/2016 01:48

Aprenda a preparar um mingau de aveia sem glúten

Saborosa receita de mingau de aveia é também rica em fibras e vitaminas do complexo A e B.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O mingau de aveia é aquela receita reconfortante que você prepara nos momentos em que deseja comer um lanchinho caseiro e muito saboroso. Fácil de preparar, separamos três opções sem glúten. Confira como fazer cada uma delas e surpreenda a sua família e amigos com o sabor.

mingau_de_aveia

O clássico mingau de aveia

Ingredientes:

1 banana picada

2 colheres de sopa de farinha de aveia ou flocos finos

1 xícara de leite desnatado ou de soja

10 gotas de adoçante

Pau de canela

Canela para polvilhar.

Modo de Preparo:

Coloque a banana picada, as duas colheres de sopa de farinha de aveia, a xícara de leite desnatado (ou soja) e o pau de canela dentro de uma panela. Ligue o fogo em temperatura baixa e misture bem até que comece a ferver. Assim que engrossar, desligue e coloque o adoçante se achar necessário. Finalize a receita colocando mais uma pequena quantidade de canela em pó.

Benefícios do mingau de aveia

A receita de mingau de aveia é saborosa e muito nutritiva. Ela conta com fibras, cálcio, ferro e vitaminas do complexo A e B. Consumir mingau de aveia ajuda o seu organismo a funcionar bem, regularizando as idas ao banheiro e melhorando a sua qualidade de vida. Ela também emagrece, já que ajuda a diminuir o inchaço da prisão de ventre.

Veja mais 2 opções de mingau sem glúten

1. Mingau de Quinoa

O mingau de quinoa é semelhante ao mingau de aveia e também é sem glúten. A receita, fácil de preparar, pode ser incrementada com as suas frutas preferidas e sementes.

Ingredientes:

1 xícara de quinoa em grãos

1 xícara e ½ de água

1 xícara e ½ de leite vegetal

1 pitada de sal

1 colher de sopa de mel

1 colher de chá de canela em pó.

Frutas para acompanhar:

¼ de xícara de uva passa

¼ de xícara de amêndoas ou nozes torrados quebradas

Frutas frescas cortadas em pequenos cubinhos (Dica: aposte em maçãs, bananas, morangos e outras frutas da estação).

mingau sem gluten

Modo de Preparo:

Coloque dentro de uma panela água, leite vegetal e uma pitada de sal. Assim que começar a ferver, coloque a quinoa. Mexa e tampe. Diminua o fogo e deixe cozinhar por mais ou menos 20 minutos. Misture ao longo do tempo e analise a consitência do mingau. Ele deve estar parecido com o mingau de aveia. Se necessário, coloque um pouco mais de leite.

Desligue o fogo e acrescente o mel, a canela e as uvas passas. Na hora de servir, coloque as frutas frescas cortadas e as amêndoas ou nozes quebradas.

2. Mingau de milho verde

Ingredientes:

6 espigas de milho

3 garrafas de leite de coco

2 garrafas de água

1 colher de chá de margarina

½ xícara de açúcar

1 pau de canela

1 pitada de sal.

mingau sem gluten

Modo de Preparo:

Retire todos os grãos de milho e bata no liquidificador com um pouco de água. Separe o caldo e coloque dentro de uma panela, juntando todos os outros ingredientes. Mexa até que o mingau comece a ficar consistente, parecido com o mingau de aveia. Cuide para deixar o fogo baixo. Quando estiver pronto, coloque dentro de um prato e polvilhe canela.

Curiosa para experimentar essas receitas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ