Sem Glúten

19/08/2015 07:27 - Atualizado em 07/12/2016 12:45

Aprenda a preparar a palha italiana sem glúten

O doce é inspirado na receita portuguesa de salame de chocolate.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A palha italiana é um doce artesanal que mistura brigadeiro e biscoito de amido de milho. Inspirada em uma sobremesa portuguesa chamada “salame de chocolate”, a receita original leva chocolate, biscoito e amêndoas sem pele.

Ela é servida em quadradinhos, mas também pode ser finalizada em forma de doce de colher. A palha italiana foi criada no Sul do Brasil, sendo o seu nome uma homenagem às famílias italianas que colonizaram a região. Aprenda a fazer duas versões sem glúten da guloseima.

Palha italiana sem glúten

A receita clássica, porém sem glúten, rende cerca de 50 porções. Ela pode ser servida em embalagens decoradas ou em pratinhos. Quando embrulhadas, podem até virar uma fonte de renda extra.

Ingredientes:

- 2 latas de leite condensado

- 2 caixinhas de creme de leite

- 4 colheres de sopa de cacau em pó peneirado

- 2 colheres de chá de manteiga

- 4 xícaras de chá de biscoitos sem glúten quebrados

- Açúcar de confeiteiro.

Modo de Preparo:

Em uma panela, junte o leite condensado, o creme de leite e o cacau em pó. Misture com a ajuda de um fouet. Acrescente a manteiga e diminua o fogo. Mexa constantemente. até que o brigadeiro comece a desgrudar do fundo. Retire a panela do fogo e acrescente os biscoitos quebrados.

Despeje a palha italiana sobre uma forma untada com óleo. Cubra com plástico filme. Ele deverá colar na receita. Deixe esfriar na temperatura ambiente por aproximadamente três horas. Após esse período, retire o plástico e corte em pequenos quadradinhos. Ao finalizar, passe o açúcar de confeiteiro.

Guarde a palha italiana sem cobrir por pelo menos um dia. Depois, você pode embrulhar e decorar.

palha italiana

Palha italiana de colher sem glúten

Ingredientes do Brigadeiro de Colher:

- 1 lata de leite condensado

- 1 colher de sobremesa de margarina

- 3 colheres de sopa cheias de chocolate em pó.

Ingredientes do Biscoito de Amido de Milho:

- 1 caixa grande de amido de milho

- 3 colheres de sopa cheias de margarina sem lactose

- 1 garrafa de leite de coco

- 1 gema de ovo

- 6 colheres de sopa rasas de açúcar.

Modo de Preparo do Brigadeiro:

Junte todos os ingredientes em uma panela. Mantenha em temperatura baixa. Misture constantemente, até que ganhe forma de brigadeiro de colher. Espere esfriar.

Modo de Preparo do Biscoito:

Coloque o amido de milho, a margarina, o leite de coco, o ovo e o açúcar em uma vasilha. Misture todos esses ingredientes e faça bolinhas. Espalhe as bolachas sobre uma forma untada com óleo e farinha sem glúten. Aperte com um garfo e leve para o forno em temperatura média. Quando estiver dourado, retire e espere esfriar. Triture o biscoito.

Finalização:

Quando o brigadeiro estiver frio, misture-o com os biscoitos triturados. Leve para a geladeira. Sirva a palha italiana em taças de vidro.

Gostou das dicas para deixar sua dieta mais gostosa? Deixe um comentário! E lembre-se que você pode conferir mais dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
salame de chocolate
sobremesa sem glúten
brigadeiro
palha italiana de colher

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ