Sem Glúten

02/08/2015 04:06 - Atualizado em 04/12/2016 09:00

Aprenda a fazer uma torta de bacalhau saudável

A torta é uma alternativa para quem está cansado do bolinho de bacalhau.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O peixe português é popular no bolinho, mas pode ser servido de outras formas. A torta de bacalhau é uma opção de lanche saudável para os finais de semana. Com diversos nutrientes, o prato ajuda a combater doenças do coração. Confira a receita:

Receita de torta de bacalhau

Ingredientes:

- 375ml de leite vegetal

- 3 ovos

- 70ml de óleo

- 250g de fécula de batata

- 125g de creme de arroz

- 1 colher de chá de sal

- 1 colher e ½ de sopa de fermento em pó

- 500g de bacalhau desfiado e dessalgado

- 1 cebola picada

- 1 cebola em rodelas finas

- 3 tomates sem pele e picados

- Azeite de oliva.

Modo de Preparo da Massa:

Bata no liquidificador o leite, os ovos e o óleo. Em uma vasilha, misture as farinhas e o sal. Junte o conteúdo do liquidificador. Mexa sem bater e acrescente, por último, o fermento em pó.

Modo de Preparo do Recheio:

Esquente o azeite numa panela. Acrescente a cebola picada, o bacalhau e os tomates. Refogue bem e junte as rodelas de cebola. Finalize com os temperos que preferir.

Montagem:

Unte uma forma com margarina e farinha de arroz. Despeje metade de massa, adicione o recheio e cubra com o resto. Leve a torta de bacalhau para o forno preaquecido em 200 graus até a massa crescer. Então, diminua a temperatura para 180 graus e deixe dourar.

torta de bacalhau

Benefícios do bacalhau

O bacalhau é um peixe magro e saboroso, de fácil digestão e alto valor nutritivo. Segundo Giovanna Stefani, nutricionista, o alimento é rico em minerais, como o ferro e fósforo, vitaminas A, E e D e ômega 3 e 6. Além disso, tem pouco colesterol.

O peixe é aliado no combate a doenças cardiovasculares, câncer, aterosclerose, hipertensão e desordens inflamatórias e autoimunes. Também ajuda a controlar o LDL - o colesterol ruim - e os triglicerídeos.

Além da torta de bacalhau, pode-se consumi-lo assado, cozido, frito, em bolinhos, em escondidinhos e em pirão. “Devemos optar por métodos de cocção que privilegiem o seu valor nutricional, como é o caso dos cozidos, dos grelhados e dos assados com pouca quantidade de gordura”, diz Giovanna.

Aprenda a dessalgar bacalhau

Uma quantidade de 100 gramas de bacalhau tem cerca de 136 calorias, 29 gramas de proteína e 13,6 miligramas de sódio - mais que a quantidade máxima indicada para ser consumida em um dia inteiro. Esse excesso pode causar retenção de líquidos e a elevação da pressão arterial em pessoas hipertensas.

Para dessalgar o peixe, é necessário demolhá-lo antes do preparo, não sendo necessária a adição extra de sal. O tempo mínimo de demolha deve ser de 24 horas. Para postas mais grossas, o tempo de molho deve ser de 48 horas. Após o período de espera, o peixe estará pronto para o consumo.

Pronto para experimentar a torta de bacalhau? Depois nos conte o resultado! E aproveite para conferir mais dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
torta salgada
benefícios do bacalhau
receita sem glúten
receita com bacalhau

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ