Sem Glúten

06/11/2014 08:00 - Atualizado em 22/11/2016 11:15

Aprenda a fazer uma receita de danoninho caseiro

Danoninho caseiro sem glúten é opção para celíacos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O danoninho caseiro sem glúten é uma opção para celíacos, que sofrem com a restrição a essa substância. Veja como preparar essa sobremesa em casa.

Danoninho caseiro sem glúten

Confira uma receita simples de danoninho caseiro que pode ser feita com a ajuda de crianças.

danoninho-caseiro

Ingredientes:

1 caixa de gelatina de morango
200 ml de água fervente
200 ml de leite condensado
200 ml de creme de leite.

Modo de Preparo:

Para iniciar a receita de danoninho caseiro, dissolva a gelatina de morango em água quente. Com a gelatina pronta, coloque o leite de condensado e o creme de leite dentro do liquidificador. Coloque em um pote e deixe esfriar por 2 horas. Bata novamente e coloque dentro de taças - isso fará que o danoninho fique mais cremoso. Deixe o danoninho caseiro por mais 5 horas na geladeira.

Por que evitar o glúten

Não é todo mundo que deve deixar o glúten de lado. Mas existem pessoas que possuem uma intolerância a essa substância.

E o grande problema é que o glúten está presente no trigo, na aveia, no centeio, na cevada, e no malte. Resumindo: em um monte de comidas e bebidas quase irresistíveis. Mas, de acordo com a Associação dos Celíacos do Brasil, o glúten agride e danifica as vilosidades do intestino delgado e prejudica a absorção dos alimentos em indivíduos com essa intolerância.

Para identificar a doença, são necessários exames para analisar a absorção da D-Xilose e dosagem de gordura nas fezes, assim como dosagem de anticorpos antigliadina, antiendomíseo, e antitransglutaminase. Extremamente importante, a Biópsia do Intestino Delgado também deve ser feita.

Sintomas da intolerância ao glúten

Os principais sintomas são diarreia, dores abdominais causadas por gases, cólicas, enjoos e vômitos, dificuldade para engordar, anemia, mudanças na pele, mudanças no ciclo menstrual em mulheres, inchaço em algumas áreas dos membros superiores, fraqueza, sensação de humor que é alterado facilmente e unhas e cabelos fracos.

É importante citar que a dieta sem glúten deve ser feita somente por pessoas que sofrem da intolerância. Não existe a necessidade de cortar a substância se você não está com os sintomas aparentes. Converse com o seu médico se identificar os sintomas acima.

Gosta das nossas dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
sobremesa
receitas
sem glúten
celíacos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ