Sem Glúten

14/07/2015 09:11 - Atualizado em 09/12/2016 10:57

Aprenda a fazer um bolo floresta negra sem glúten

Sobremesa de origem alemã mistura chocolate e cereja e é ótima opção para surpreender a família.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Uma área verde com cerca de 200 quilômetros de comprimento e 80 quilômetros de largura, no sudoeste da Alemanha, foi a inspiração para o bolo floresta negra. Essa delícia feita com chocolate e cerejas conquistou os quatro cantos do mundo pelo sabor característico e ganhou, inclusive, um festival a cada dois anos, na cidade alemã de Todtnauberg.

História controversa

A história do bolo gera divergências. A versão mais conhecida afirma que os ingredientes do bolo floresta negra foram inspirados nos trajes típicos das mulheres solteiras da região. Enquanto o chocolate granulado representa os vestidos pretos, o creme são as blusas brancas e as cerejas, os chapéus tradicionais, conhecidos como bollenhut.

Acredita-se que a primeira versão da sobremesa tenha sido criada em 1915 por Josef Keller, um confeiteiro alemão. Originalmente, o bolo contava apenas com uma camada. Quer saber como adaptar a guloseima tradicional e preparar uma versão sem glúten? Siga conosco.

bolo floresta negra

Bolo floresta negra sem glúten

Depois de ficar por dentro da história dessa iguaria, que tal aprender a preparar em casa mesmo a delícia? Surpreenda a família toda com o bolo floresta negra sem glúten

Ingredientes da Massa:

- 4 gemas

- 200ml de óleo de canola

- 400g de açúcar

- 1 pitada de sal

- 400g de creme de arroz

- 200g de chocolate em pó

- 200ml de leite morno

- 1 colher de chá de emulsificante

- 1 colher de sopa de fermento em pó

- 4 claras em neve.

Ingredientes do Recheio:

- 1 litro de chantilly batido

- 300g de cerejas picadas

- Guaraná (para a calda, no caso de haver crianças)

- Calda de marasquino (para adultos).

Ingredientes da Cobertura:

- Chantilly

- 500g de raspas de chocolate meio amargo.

Modo de Preparo da Massa:

Para preparar o seu bolo floresta negra, junte na batedeira as gemas, o óleo, o açúcar e o sal. Bata até ficar bem cremoso. Adicione o creme de arroz e o chocolate, alternando com o leite. Junte o emulsificante, o fermento e, por último, as claras em neve, delicadamente.

Despeje a massa numa assadeira redonda, untada e forrada com papel-manteiga também untado. Leve ao forno em temperatura média (180ºC) para assar por cerca de 30 minutos. Para verificar se a massa está boa, faça o teste do palito.

Montagem:

Corte o bolo ao meio e umedeça com guaraná ou com a calda de marasquino. Espalhe o chantilly com as cerejas picadas, coloque a outra metade do bolo por cima e cubra com chantilly e as raspas de chocolate.

Pronto para se deliciar? Experimente a receita e conte-nos o que achou! E não esqueça que sempre tem dica de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
Alemanha
chocolate
cereja
sobremesa sem glúten

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ