Sem Glúten

13/03/2015 02:54 - Atualizado em 03/01/2017 12:01

Aprenda a fazer quiche de arroz sem glúten

Aprenda a preparar uma deliciosa quiche de arroz sem glúten utilizando farinha de arroz integral.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Para quem possui doença celíaca, intolerância ao glúten ou apenas adere a uma dieta sem a substância, a quiche de arroz é uma ótima pedida. Além de ser mais leve e saudável, o prato é fácil de preparar e não demora muito tempo. A refeição fica deliciosa e agrada toda a família, desde crianças até os adultos. Veja como fazer.

quiche de arroz

Quiche de arroz como opção sem glúten

Atualmente, muitas pessoas não podem consumir glúten, seja por sensibilidade ou como opção para manter uma dieta mais saudável. Já que a proteína está presente em cereais como trigo, centeio e cevada, não é uma tarefa fácil eliminar a substância do cardápio. Por isso, receitas como a quiche de arroz são opções que caem bem no dia a dia.

Receita da quiche de arroz

Ingredientes da massa:

- 200g de farinha de arroz integral

- 200g de creme de arroz (1 caixinha)

- 100g de manteiga ou margarina em temperatura ambiente

- 1 ovo

- Sal a gosto

- Leite ou água (para dar liga)

- Queijo ralado (opcional)

- 1 colher de chá de fermento químico em pó.

Ingredientes do recheio:

- 3 ovos

- Ricota light amassada a gosto

- Queijos brancos picados a gosto (opcional)

- 1 caixa de creme de leite light

- Tomate seco picado a gosto

- Sal e pimenta a gosto

- Orégano a gosto.

Modo de preparo da massa:

Para começar a preparar a quiche de arroz, misture os ingredientes secos. Após, acrescente a manteiga e o ovo e amasse com a ponta dos dedos. Adicione o leite ou a água aos poucos, até formar uma massa lisa e homogênea que não grude nas mãos. Faça, então, uma bola e enrole em um plástico filme. Leve à geladeira e deixe por 45 minutos.

Depois de deixar a massa descansar na geladeira, retire o plástico e cubra o fundo e as laterais de uma forma, de preferência com o fundo removível. Faça furinhos em toda a massa com um garfo e leve ao forno para assar até começar a dourar. Retire do forno e reserve para depois colocar o recheio.

Modo de preparo do recheio:

Para fazer o recheio da quiche de arroz, bata os ovos e o creme de leite em uma tigela, com um fuê ou garfo. Depois de misturar bem, acrescente o restante dos ingredientes e mexa. Coloque essa mistura em cima da massa na forma e leve novamente ao forno por cerca de dez minutos. Retire do forno e sirva a quiche de arroz sem glúten quente ou fria.

Outra dica: A farinha de arroz integral, usada na receita, não é encontrada em todos os mercados. Por isso, você pode fazer a farinha em casa mesmo. Basta bater num triturador ou liquidificador o arroz integral e peneirar, até ficar uma farinha bem fininha.

Gostou da receita? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
doença celíaca
arroz integral
quiche
farinha de arroz

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ