Sem Glúten

08/08/2015 02:48 - Atualizado em 05/12/2016 04:16

Aprenda a fazer o doce nhá benta sem glúten

Mais uma opção para os celíacos, o doce nhá benta sem glúten é semelhante ao original.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O doce nhá benta já deve muito ter adoçado a sua infância. De origem dinamarquesa, o chamado “flødebolle”, ou bolo de creme, teve sua receita trazida pelo Brasil por uma rede de chocolateria tradicional.

A receita, que mistura chocolate e marshmallow, possui diversas variações de sabores e preparos. Uma delas é a versão sem glúten. Mais leve e liberado para os celíacos, o doce pode ser preparado de maneira semelhante à receita original. Veja como fazer e ainda utilize os ingredientes em outra saborosa sobremesa.

nha benta batedeira com chocolate

Receita de doce nhá benta sem glúten

Ingredientes:

- 1 xícara de chá de água

- 360g de mel

- 3 claras de ovo

- 2 copos de açúcar refinado

- 1kg de chocolate ao leite sem glúten

- Forminhas de acetato no formato de nhá benta.

Modo de Preparo:

Leve ao fogo médio a água, o mel e o açúcar. Mexa até que a mistura adquira uma cor de refrigerante de guaraná, bem clarinha. Bata as claras em ponto de neve e despeje a calda por cima, aos poucos, batendo sem parar até esfriar.

Derreta o chocolate no micro-ondas, metade por vez, por cerca de dois minutos em cada sessão. Encha as forminhas por completo com o chocolate. Leve à geladeira até secar e, em seguida, preencha com o marshmallow preparado anteriormente. Faça uma tampinha de chocolate por cima.

Leve à geladeira mais uma vez, espere secar e desenforme. A receita deve render em torno de 16 porções e leva cerca de uma hora no preparo. Para mudar o sabor do doce nhá benta, você pode misturar refresco de fruta em pó, basta dissolver em água junto ao marshmallow.

Doce de chocolate com marshmallow

Agora que você já sabe como preparar o marshmallow sem glúten, que tal utilizar esse ingrediente numa outra sobremesa deliciosa? Veja como fazer.

Ingredientes:

- 75g de margarina sem leite (e mais um pouco para untar as forminhas)

- 100g de açúcar mascavo

- 1 colher de chá de essência de baunilha

- 25g de cacau em pó sem glúten

- 50g de farinha sem glúten

- ½ colher de chá de fermento químico sem glúten

- 4 colheres de sopa de água

- ½ colher de café de goma xantana

- 1 colher de sopa de fécula de batata

- Marshmallow (utilize o preparado na receita anterior)

- 100ml de água da conserva de grão-de-bico, de preferência sem sal

- ¾ de xícara de açúcar de confeiteiro

- ¼ de colher de chá de cremor de tártaro (ou ½ colher de chá de suco de limão)

- ¼ de colher de chá de essência de baunilha.

Modo de Preparo:

Preaqueça o forno a 180 graus Celsius. Unte as forminhas. Leve a margarina e o açúcar mascavo à batedeira em velocidade média. Enquanto bate, acrescente aos poucos o cacau. Misture os ingredientes restantes e bata novamente. Distribua a massa nas forminhas untadas e leve ao forno por 15 minutos.

Enquanto os bolinhos estiverem assando, peneire o conteúdo de uma lata de grão de bico e separe 100 mililitros do líquido. Bata junto com o cremor de tártaro. Após quatro minutos, o volume deve ter dobrado. Até oito minutos depois, o volume triplica e a consistência do líquido já está no ponto.

Vá acrescentando o açúcar de confeiteiro aos poucos, enquanto continua batendo. Cerca de dez minutos depois, a consistência é a de clara em neve. Pingue a essência de baunilha e bata um pouco mais. Assim que acabar de assar os bolinhos, tire do forno e das forminhas e espalhe o marshmallow mole por cima. Sirva imediatamente.

Que delícia, não é mesmo? Depois nos conte se a sua receita de nhá benta ficou tão boa quanto a original. E aproveite para conferir outras dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
marshmallow
chocolate
sobremesa
doce sem glúten

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ