Sem Glúten

16/06/2015 03:42 - Atualizado em 23/11/2016 10:49

Aprenda a fazer bolo de cenoura sem glúten

A cenoura contém betacaroteno, substância que ajuda a prevenir o câncer.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Aquele bolo laranjinha, macio e às vezes com uma deliciosa calda escura de chocolate é rico em glúten. Quem tem a doença celíaca ou cortou essa substância da dieta precisa fazer substituições. Para aproveitar os sabores de um bolo de cenoura sem glúten, confira como preparar duas opções, o bolo clássico e os cupcakes.

bolo de cenoura sem gluten

Receita de bolo de cenoura sem glúten

Ingredientes:

- 3 ovos inteiros

- 1 colher de chá de essência de baunilha

- 2 cenouras raladas

- 4 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem

- ½ xícara de açúcar mascavo

- 1 colher de sopa de chia

- 2 xícaras de farinha de arroz

- 2 colheres de sopa de água

- 1 colher de sopa de fermento em pó.

Modo de Preparo:

Bata as claras e as gemas no liquidificador. Junte a essência de baunilha, o azeite, as cenouras raladas e a chia. Bata bem, até que todos os ingredientes estejam perfeitamente homogêneos. Acrescente açúcar mascavo, misture e adicione as xícaras de farinha de arroz. Por último, coloque uma colher de sopa de fermento em pó.

Unte a forma com azeite de oliva e farinha de arroz. Despeje a massa do bolo de cenoura sem glúten e leve para o forno em temperatura média por 30 minutos.

bolo de cenoura sem gluten

Receita de cupcakes de cenoura sem glúten

Ingredientes dos Cupcakes:

- ½  xícara de óleo

- 3 cenouras médias

- 4 ovos

- 2 xícaras de açúcar demerara

- 2 xícaras de farinha de arroz

- 1 colher de chá de fermento em pó.

Ingredientes da Calda:

- 4 colheres de chocolate em pó

- 1 colher de margarina

- 200ml de leite de coco.

Modo de Preparo dos Cupcakes:

Bata todos os ingredientes líquidos no liquidificador. Acrescente a cenoura ralada. Reserve.

Dentro de uma tigela, junte os ingredientes sólidos. Aos poucos, misture o conteúdo do liquidificador com a ajuda de uma colher.

Coloque a mistura em forminhas de alumínio forradas com embalagens de papel para cupcake. Leve para o forno em temperatura média por 15 minutos.

Modo de Preparo da Calda:

Em uma panela, derreta a margarina, acrescente o leite de coco e o chocolate. Deixe o fogo em temperatura baixa. Mexa até criar consistência. Cubra os cupcakes e aproveite!

Bolo de cenoura auxilia na prevenção de câncer

Cenoura, banana, laranja, maçã, tomate e alface, segundo pesquisa das faculdades de Odontologia e de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), são alimentos que auxiliam na diminuição das chances do desenvolvimento de câncer de boca ou orofaringe.

O estudo, que contou com a participação de 592 pessoas - 296 com a doença e 296 sem -, constatou que indivíduos com baixas condições econômicas e que não consomem verduras e frutas têm mais riscos de desenvolver os problemas.

Além disso, esses alimentos são capazes de diminuir os efeitos das bebidas alcoólicas e do tabaco, dois dos maiores causadores da doença, através do betacaroteno, do licopeno e da vitamina C, substâncias benéficas para a saúde encontradas nos vegetais.

Gostou das receitas de bolo de cenoura sem glúten? Deixe um comentário! E aproveite para conferir mais dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
cupcake
sobremesa sem glúten
lanche da tarde
betacaroteno

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ