Sem Glúten

14/01/2015 01:22 - Atualizado em 09/12/2016 02:26

Alfajor sem glúten: Confira como fazer em casa

Além de delicioso, o alfajor sem glúten é fácil de preparar e fica muito mais saudável.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O alfajor é um dos doces mais antigos e tradicionais. Muito popular na América do Sul, em países como Uruguai e Argentina, é difícil encontrar quem resista às duas ou três camadas de massa com recheio de doce de leite, coberto com chocolate derretido ou polvilhado com açúcar de confeiteiro.

Que tal um alfajor sem glúten?

Para quem precisa de receitas alternativas por possuir intolerância ou alergias alimentares, está fazendo dieta ou procura opções mais saudáveis, é possível fazer o alfajor sem glúten e poder aproveitar o sabor desse doce sem culpa.

alfajor

Ter um alimentação sem glúten e criar um cardápio especial pode não ser uma tarefa fácil, pois a proteína é encontrada em cereais, como trigo, centeio e cevada. A solução passa, muitas vezes, por criar as próprias receitas e fazer em casa. É o caso do alfajor sem glúten, que é simples de preparar e preserva o inconfundível sabor original do doce.

Receita de alfajor sem glúten

Ingredientes para o alfajor:

1 xícara de farinha sem glúten (adicione a quantidade suficiente para abrir a massa)

½ xícara de amido de milho

½ colher de chá de fermento em pó

¼ colher de chá de bicabornato de sódio

1 pitada de sal

6 colheres de sopa de óleo de coco em estado cremoso (se preciso, coloque um pouco na geladeira)

½ xícara de açúcar

2 gemas de ovos

1 colher de sopa de rum

1 colher de chá de extrato de baunilha

½ colher de chá de goma xantana.

Ingrediente para o recheio:

1 lata de doce de leite de soja

Ingredientes para a cobertura:

400g de chocolate sem glúten e sem leite temperado

coco ralado.

Modo de Preparo:

Antes de começar a preparar o alfajor, pré-aqueça o forno a 170 graus. Enquanto isso, forre duas assadeiras com papel manteiga.

Numa tigela, misture todos os ingredientes secos, menos o açúcar. Peneire a mistura e reserve. Bata o óleo de coco e o açúcar na batedeira até ficar cremoso. Então, adicione as gemas, uma de cada vez, batendo bem após cada adição. Junte o rum e a baunilha e bata até incorporar.

Depois, adicione lentamente a mistura dos ingredientes secos, batendo até a massa ficar homogênea. Retire da tigela, embrulhe em um plástico filme e leve à geladeira por uma hora.

Quando retirar da geladeira, coloque a massa sobre uma superfície com farinha e abra com cuidado, até ficar com espessura de cerca de meio centímetro. Corte com um cortador de biscoito redondo e disponha nas assadeiras forradas com papel manteiga.

Leve ao forno e asse por cerca de 15 minutos, até que os biscoitos fiquem firmes, mas não corados. Deixe esfriar bem antes de montar.

Para a montagem, espalhe doce de leite de soja sobre um biscoito e cubra com outro. Finalize seu alfajor sem glúten passando-o no chocolate ou no coco ralado, de acordo com a sua preferência.

Gostou das dicas de nutrição? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
sem glúten
alimentação
receitas saudáveis
nutrição

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ