Sem Açúcar

18/11/2014 12:23 - Atualizado em 09/12/2016 09:10

Veja uma sugestão de cardápio para diabetes tipo 2

Cardápio para diabetes tipo 2 deve priorizar frutas e verduras.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A diabetes tipo 2 tem como sintomas a cicatrização lenta, vontade de urinar o tempo todo, fome constante, sede e infecções. E quem tem essa doença crônica sofre diversas restrições de alimentação. Por isso, confira um cardápio para diabetes tipo 2, que mantém você longe de gorduras e açúcares presentes em doces e carboidratos simples, além de apostar em frutas e verduras.

cardapio-para-diabetes-tipo-2

Cardápio para diabetes tipo 2

De acordo com a nutricionista Renata Rodrigues Oliveira, o cardápio para diabetes tipo 2 deve evitar doces e carboidratos simples, como arroz branco, batata inglesa e pão branco, e apostar em alimentos integrais, como macarrão integral, batata doce, mandioca, pão integral, cereais e grão de bico.

Café da Manhã

- 1 unidade de iogurte light, 3 biscoitos água e sal com 1 colher sobremesa rasa de geleia diet.

OU

- 1 copo de vitamina de frutas com 20 ml de leite desnatado, ½ banana, ½ maçã e adoçante, 2 fatias de pão de forma de centeio com 2 pontas de facas de margarina light sem açúcar.

OU

- 1 copo de 150 ml de leite desnatado com adoçante, 2 fatias de pão de forma rico em fibras com 1 colher de sobremesa rasa de requeijão light e 1 tangerina.

Lanche da manhã

- Escolha entre uma das três opções do cardápio para diabetes tipo 2: fruta (uma tangerina ou mamão) OU iogurte desnatado (copo de 150 ml) OU gelatina light (pequena porção).

Almoço

- 3 colheres de sopa de arroz integral, 1 concha pequena de feijão, 1 filé de frango assado. Salada com 6 folhas de alface e 3 colheres sopa de azeite de oliva.

OU

- 3 colheres de sopa de arroz integral cozido com 2 colheres sopa de ervilha fresca, 1 fatia média de carne magra grelhada, 1 colher de repolho refogado e ½ tomate médio.

OU

- 3 pegadores demacarrão integral ao alho e óleo, 1 filé de carne grelhado, 2 colheres de acelga picada, 1 colher sopa de beterraba.

Lanche da tarde

- 3 damascos secos.

OU

- 2 unidades de torrada integral com 2 colheres chá de geleia diet de frutas, 1 copo de leite quente desnatado com 1 colher café de canela e adoçante.

OU

- 1 copo de água de coco, 4 unidades de bolacha integral
OU

- 1 fatia de pão de forma integral (cardápio para diabetes tipo 2 conta com opções ricas em fibras) com 1 fatia de queijo branco sem sal.

Jantar

- 1 prato de sobremesa de salada verde, 2 colheres de sopa arroz integral, 2 colheres sopa de chuchu, 4 colheres de sopa de carne moída e 03 fatias de manga.

OU

- 1 batata média cozida, 2 pedaços médios de carnes bovina ensopada, 2 pires de agrião com 5 rodelas de pepino e 2 colheres sopa de beterraba cozida temperados com 1 colher sopa de azeite e 1 fatia média de melão.

OU

- 3 colheres de sopa de arroz integral, 2 colheres de sopa de lentilha,1 filé de frango assado com alecrim, 5 folhas de alface, ½ tomate médio temperado com 1 colher sopa de azeite de oliva.

OU

- 3 colheres sopa de arroz integral, 1 filé bovino magro grelhado, 3 colheres sopa de mostarda refogada, 5 rodelas de pepino, 2 colheres sopa de cenoura crua ralada, e 1 copo de suco de acerola com adoçante.

Ceia

É importante não deixar de se alimentar antes de dormir no cardápio para diabetes tipo 2:

- 150 ml de leite desnatado

OU

- 1 xícara de chá-verde com adoçante, 2 unidades de torrada integral com 1 colher de sopa de cream cheese light.

OU

- 1 unidade de torrada integral com 1 fatia de queijo ricota, 1 xícara de chá de camomila com adoçante e canela.

OU

- 2 unidades de bolacha integral, 1 copo de leite desnatado com adoçante.

Cuidados com o cardápio para diabetes tipo 2

Quem tem o diabetes tipo 2 deve se manter longe de açúcares presentes em doces e carboidratos simples, já que eles apresentam elevado índice glicêmico. O cardápio para diabetes tipo 2 deve priorizar o consumo de frutas e vegetais, eliminar quaisquer excessos de gorguras e se ater a carboidratos complexos, como grãos integrais e castanhas.

Confira as diferenças entre um organismo saudável e o acometido pela diabetes tipo 2:

cardapio-para-diabetes-tipo-2

Gostou da matéria? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

E que tal receber dicas semanais do Vivo Cuidados com Diabetes? O serviço de SMS oferece orientação, prevenção e acompanhamento no tratamento do diabetes para uma vida mais saudável.

TAGS
diabetes
cardápio
alimentação
saúde

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ